Camilla Haddad – Assessoria de Imprensa - SAP
O serviço via WhatsApp para familiares de presos recolhidos em São Paulo ganhou destaque no V Encontro Nacional de Ouvidorias dos Serviços Penais em Brasília, na quarta-feira (13). A ferramenta está instalada nas 182 Unidades Prisionais da Pasta e funciona desde agosto do ano passado, na modalidade automatizada.
O evento reuniu representantes de ouvidorias de serviços penais de todo Brasil e foi organizado pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), por meio da Ouvidoria Nacional de Serviços Penais (ONASP). A Ouvidora da SAP, Ana Paula Bento, explicou a importância do WhatsApp para facilitar a comunicação dos parentes dos custodiados, além de dar mais transparência nas informações e agilidade nos questionamentos.
A Ouvidora estava acompanhada do Agente Penitenciário da Penitenciária I de Pirajuí, Diego Cleber, e de seu Ouvidor Substituto, Michel Lima. Os três representantes da SAP também estiveram no segundo dia de debates, durante o painel sobre o uso estratégico de tecnologia e dados par a melhoria dos serviços de ouvidoria.
"O Encontro de Ouvidores é um espaço valioso para a troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos. Seu principal objetivo é fortalecer o trabalho das Ouvidorias do Sistema Penal, especialmente no desafiador compromisso de atender familiares e pessoas em cumprimento de pena”, disse Ana Paula.
“Neste ano, o evento teve um significado especial para nossa Ouvidoria, pois tivemos a honra de apresentar o Projeto WhatsApp de Atendimento, destacando nossas iniciativas para aprimorar a comunicação e o atendimento ao público”, observou a Ouvidora.
Na ocasião, Ana Paula agradeceu o Secretário da SAP, Marcello Streifinger, pela confiança e pela oportunidade de poder levar esse projeto adiante. “O que acaba contribuindo para a modernização e eficiência do serviço público”.
O encontro contou com a presença do Ouvidor-Geral da União Substituto, Rodrigo Lofrano, que abriu o painel sobre “Uma Reflexão sobre Ouvidoria Pública”. Na sequência, o painel “Dinâmica entre Ouvidorias e Corregedorias do Sistema Penitenciário” contou com a presença de Jeffrey Andreazza, da Ouvidoria Nacional dos Serviços Penais da Senappen e Marlene Rosa, Corregedora-Geral da Senappen, que trocaram informações sobre a atuação conjunta das duas áreas. O painel “Políticas de Fortalecimento de Ouvidorias” foi conduzido pela Ouvidora Nacional dos Serviços Penais, Paula Godoy.
Saiba como acessar o WhatsApp das Unidades Prisionais da SAP:
Entre no site da SAP (www. sap.sp.gov.br), Unidades Prisionais e clique na unidade desejada para verificar se há o símbolo do WhatsApp. Se tiver você poderá clicar nele e será direcionada ao WhatsApp da unidade