SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Antonio José de Almeida recebe homenagem pelos 37 anos de serviços prestados à Secretaria de Administração Penitenciária

Dirigente da Coordenadoria de Execução Penal da Região Metropolitana de São Paulo anuncia aposentadoria e deixa sucessor

21/02/2025
Foto ilustrativa

Coordenador Antonio José de Almeida em discurso de despedida

Ver mais fotos >

Sonia Pestana - Coremetro

O auditório da Coordenadoria de Execução Penal da Região Metropolitana de São Paulo, da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), abriu as portas, no último dia 17, para convidados especiais que vieram para a sessão de homenagens ao servidor Antonio José de Almeida. Por conta de sua iminente aposentadoria, prestigiaram o evento os diretores geral e adjunto da Polícia Penal, dirigentes de complexos penitenciários e de Unidades Prisionais, além da direção da Coordenadoria de Ensino, Cultura e Pesquisa , do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), dos Policiais Penais e do Grupo de Intervenção Rápida 4 (GIR), dentre outros.

Depois de nove anos à frente da Coordenadoria e tantos outros períodos em prol da SAP, chegou a hora de passar seu legado a outros. Em seu breve discurso, Almeida deu destaque especial a gratidão. “Agradeço a Deus por ter colocado as pessoas certas na minha vida e por tudo ter ocorrido bem”, falou emocionado.

De acordo com ele, o mérito alcançado ao longo de sua carreira cabe a cada um dos servidores que cruzaram seu caminho, quer nas unidades por onde passou quer em outros locais. Almeida relembra os desafios enfrentados ao assumir a Coordenadoria da Região Metropolitana: “A gente veio imbuído de tentar fazer e acontecer”, resumiu.

Segundo o coordenador, sua pretensão era ficar no sistema até os 60 anos. “Temos de aproveitar a vida, os netos e dar chances para os mais jovens”, aconselhou.

Na oportunidade, Almeida deu total apoio ao seu sucessor, André Luiz Alves, ex-diretor geral da Penitenciária I “José Parada Neto” de Guarulhos. E destacou: “Ele veio para a coordenadoria por sua competência”.

Por fim, o coordenador expressou o desejo que seu sucessor receba o mesmo apoio quando de sua chegada à Coordenadoria, em 2016. Para ele o foco principal deve ser fazer uma Polícia Penal cada dia melhor.

Na opinião de Alves, após 37 anos de trabalhos prestados à SAP chegou o momento do tão merecido descanso. “Dr. Antônio exerceu diversas funções na Secretaria, em diferentes regiões do Estado, deixando um grande legado para todos nós."

Combate

Rodrigo Santos Andrade, Diretor Geral da Polícia Penal, esteve presente no evento de homenagens ao Coordenador da Região Metropolitana. Ele fez questão de relembrar fatos ocorridos que marcaram a trajetória de Almeida, destacando o quão importante é conhecer a história vivida pelo servidor.

Coube a Andrade fazer a entrega da placa comemorativa que os servidores da Coordenadoria da Região Metropolitana prepararam para a ocasião. Nela consta a seguinte mensagem:

“O que é mais valioso nessa nossa vida não é ponto de chegada, mas a caminhada que criamos desde o ponto de partida.

Caminhando e semeando, no fim teremos o que colher e compartilhar em abundância.

Parabéns pelo excelente combate ao longo de sua carreira”

O Diretor Geral Adjunto da Polícia Penal, Odirlei Arruda de Lima, também esteve presente ao evento, e promoveu a entrega do crachá de número 1 de Polícia Penal ao coordenador Almeida. Parafraseando um grande pensador, Lima destacou que cada um deve julgar seu sucesso pelas coisas que teve que renunciar para conseguir.  Segundo ele, com certeza Almeida teve de abrir mão de muita coisa para chegar, de maneira honrosa e de cabeça erguida, aonde chegou. Lima citou, ainda, o ex-secretário Lourival Gomes sobre as prioridades da vida que todos deveriam seguir como colocar: Deus em primeiro lugar, seguido da família e depois do trabalho. E acrescentou: “Todos nós tivemos que travar um grande duelo entre essas três prioridades.”

“Nesse momento estamos fazendo história e o senhor está deixando seu nome registrado na SAP. Desejo que o senhor tenha uma excelente aposentadoria e que aproveite sua família por todos os momentos que não foi possível priorizá-la por causa do sistema prisional”, destacou.

Gratidão

Evaldo Barreto dos Santos, Diretor do complexo Penitenciário de Pinheiros, revela que foi com imenso orgulho e gratidão poder fazer parte da equipe de trabalho de Almeida na Coremetro nesses anos. De acordo com ele, o coordenador não apenas conduziu Unidades Prisionais com excelência, mas tornou-se um verdadeiro exemplo de ética e profissionalismo.

Segundo Santos, a liderança do servidor é amplamente reconhecida e inspiradora. “Almeida deixa um legado de integridade, competência e humanidade que servirá de referência para muitos de nós”, destacou.

MENSAGEM DR. ANTONIO JOSÉ DE ALMEIDA

Este é um momento especial!

“Ao longo destes anos tive o privilégio de trabalhar ao lado de pessoas incríveis. Cada dia foi uma oportunidade de aprendizado.

Tenho admiração por cada pessoa que fez parte da minha equipe e que cruzou meu caminho, contribuindo para meu crescimento profissional. Gratidão por todos que me estenderam a mão nessa árdua missão de coordenador por todos esses anos junto às Unidades Prisionais da Região Metropolitana de São Paulo.

Quero também expressar minha gratidão às pessoas que confiaram em meu trabalho. Gratidão pela oportunidade de enfrentar cada desafio sempre me dedicando e fazendo o meu melhor.

Tenho a convicção que todos os meus esforços valeram a pena e que cheguei até aqui com o coração em paz e a certeza de que trilhei um bom caminho.

Agora chegou a hora de aproveitar a minha merecida aposentadoria, após tantos anos de dedicação e empenho.

Finalizo desejando boa sorte a todos na construção da Polícia Penal e na transformação do Sistema Prisional Paulista”.

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}