Samuel Bruni - CRC
No dia 6 de dezembro de 2024, o Centro de Ressocialização (CR) de Rio Claro celebrou a inauguração de quatro novas salas de aula e uma sala de leitura, com foco na reintegração social de 155 reeducandos. A ação, que visa ampliar as oportunidades de educação e trabalho para os reeducandos, foi realizada em parceria com o Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), braço social do Grupo Tigre, que investiu R$ 150 mil na construção do novo espaço.
A inauguração foi marcada pela presença de Edileuza, representante do Grupo Tigre e do ICRH, que destacou a importância do projeto:
“Estamos felizes por fazer parte deste projeto. Há mais de 20 anos, a Empresa Tigre tem sido parceira do CR de Rio Claro, e entendemos que a educação é fundamental para a ressocialização dos reeducandos”, afirmou Edileuza.
O novo espaço educacional, que ocupa uma área total de 170 metros quadrados, contou com a colaboração de 30 reeducandos durante sua construção, e foi supervisionado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) para garantir a segurança e o cumprimento das normas técnicas de infraestrutura prisional. As novas instalações beneficiarão diretamente 155 alunos matriculados no ensino formal e toda a população custodiada que poderá utilizar a biblioteca.
Com a inclusão das novas salas de aula, o CR de Rio Claro agora oferece aulas de ensino fundamental I e II, além do ensino médio, ministradas por professores da rede estadual. A sala de leitura, por sua vez, se torna um importante recurso para a educação e a formação dos reeducandos, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e profissional deles.
Durante a cerimônia, o Diretor Geral do CR de Rio Claro, Edinaldo Francisco Mangueira da Silva, compartilhou sua satisfação com a conquista.
"Hoje, o Centro de Ressocialização de Rio Claro realiza um sonho de 20 anos, graças à parceria com a empresa Tigre, que nos forneceu todo o material necessário para a construção dos ambientes escolares e do espaço de leitura. Essa parceria é essencial para a ressocialização e a educação dos nossos reeducandos, e estamos muito felizes com esse avanço", afirmou Edinaldo Francisco.
A nova estrutura marca um avanço significativo na missão do CR de Rio Claro de proporcionar uma reintegração social eficaz aos reeducandos, oferecendo-lhes acesso a oportunidades de educação que podem transformar suas vidas. O evento contou com a apresentação musical de custodiados e a presença de Diretores Gerais de outras unidades, a Superintendente de Atendimento e Promoção Humana da FUNAP, Eunice Rosa Godinho, o Diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (GRATE), Bruno Mufalo, a Professora e Psicóloga Miriam Cardozo Pustrelo e o Coordenador Pedagógico da Escola Barão de Piracicaba, José Antônio Pinheiro.
Sobre o Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH)
O Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) é uma iniciativa do Grupo Tigre, criada com o objetivo de mobilizar recursos para investir em Educação e Cultura, com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Criado com base nos valores e princípios de João Hansen Júnior, falecido presidente da Tigre, e da continuidade de sua visão por Carlos Roberto Hansen, o Instituto tem como missão apoiar ações comunitárias e de impacto social.
Para mais informações sobre as iniciativas do ICRH, acesse: https://icrh.com.br/.