Caio Daniel – CRN / Fotos: Ana Paula Igual - Funap
Representantes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se reuniram, em 3 de dezembro, para celebrar o termo de cooperação entre as instituições para a realização de clubes de leitura em unidades prisionais femininas.
O encontro ocorreu na reitoria da universidade, em São Carlos, e foi marcado pelo depoimento das voluntárias do “Projeto Repaginando” e dos integrantes do sistema prisional paulista, que compartilharam os impactos positivos da atividade na vida das reeducandas, tais como estímulo à reflexão, a capacitação e o preparo das internas para a reinserção à sociedade. Atualmente, o projeto atende dois estabelecimentos penais: o Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Araraquara e a Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu.
Na ocasião, foi reforçado a importância de ações de educação e de reintegração social para a população carcerária e discutida a possibilidade de expansão da iniciativa para outros presídios que acolhem mulheres privadas de liberdade, como as penitenciárias de Pirajuí e de Votorantim.
Estiveram presentes na reunião o Coordenador das Unidades Prisionais da Região Noroeste, Jean Ulisses Campos Carlucci, o diretor executivo da Funap, Mauro Lopes dos Santos, a diretora do CRF de Araraquara, Edna Sizuka Takahama, a Vice-Reitora da UFSCar, professora Maria de Jesus Dutra dos Reis, a Coordenadora do Projeto Repaginando, professora Silvia Nassif Del Lama, a Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFSCar, Gisele Zutin, membros da SAP e da Funap e as voluntárias da ação.