Samuel Bruni - CEPRCENTRAL
A Polícia Penal do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), concluiu mais uma edição do curso de jardinagem voltado às pessoas privadas de liberdade. O curso foi aplicado em parceria com a Igreja Universal do Reino de Deus e teve como objetivo promover capacitação profissional e reintegração social.
O curso foi realizado ao longo de oito encontros com uma carga horária total de 24 horas na Ala de Progressão Penitenciária de Iperó. As aulas foram ministradas por Vanderley Pereira, alternando entre teoria e prática, abordando temas essenciais para o trabalho na área de jardinagem.
Durante o curso, os participantes receberam informações sobre a preparação correta do solo, técnicas de plantio, produção de mudas, controle de pragas, adubação e paisagismo. Também foram aplicadas técnicas de utilização correta de ferramentas e equipamentos usados na jardinagem.
“O curso vai além da técnica: ele fortalece a relação entre o ser humano e a natureza, despertando valores como paciência, cuidado e respeito ao tempo da terra”, destacou Vanderley.
Dezenove reeducandos concluíram integralmente todas as atividades propostas. Todos receberam formação compatível com os objetivos do curso e estão aptos a atuar no mercado de trabalho ao término do cumprimento da pena.
Tal iniciativa reforça o compromisso da Polícia Penal em oferecer ferramentas concretas de transformação e ressocialização por meio da educação e da qualificação profissional.
Curso de jardinagem mobiliza reeducandos interessados em transformar conhecimento em oportunidade
Aprendizado em ação: reeducandos aplicam na prática os conceitos aprendidos em sala