SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Dia Mundial da Água é destaque em ações de conscientização na região Oeste de SP

27/03/2025
Foto ilustrativa

Campanha de conscientização ao Dia Mundial da Água no Complexo Penal I de Pacaembu

Ver mais fotos >

Vivaine Henriques - CEPROESTE

A conscientização da importância da preservação dos recursos hídricos como responsabilidade de todos os cidadãos foi destacada durante campanhas realizadas em estabelecimentos penais subordinados à Coordenadoria de Execução Penal da Região Oeste (Ceproeste), na semana de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado último dia 22 de março.

No Complexo Penal de Presidente Prudente, na Penitenciária "Wellington Rodrigo Segura", o corpo docente organizou diversas atividades com detentos ao longo da semana. No período, foram promovidas ações interdisciplinares com o objetivo de sensibilizar os participantes sobre a urgente necessidade de utilizar a água de maneira responsável, além de reforçar a importância da preservação ambiental, com ênfase na proteção das nascentes e mananciais.

As atividades incluíram rodas de conversa, debates e dinâmicas em grupo, realizadas após a exibição de documentários e a leitura de textos sobre temas como a preservação do meio ambiente, o uso responsável da água e a gestão sustentável dos recursos naturais.

Também foi abordada a questão do lixo gerado de forma indiscriminada pela humanidade, discutindo suas consequências, como o descarte inadequado, que prejudica os mananciais, contribui para enchentes e favorece a proliferação de vetores da dengue, entre outras doenças relacionadas. A ação serviu para reforçar a campanha de combate à dengue que é desenvolvida nas salas de aula desde o início do ano letivo.

Os alunos confeccionaram diversos cartazes, que foram expostos na entrada e no refeitório do estabelecimento penal. Esses materiais visam sensibilizar o corpo funcional sobre a importância do uso consciente da água e da preservação ambiental, buscando promover uma mudança de comportamento em relação ao consumo dos recursos naturais.

No Centro de Ressocialização de Presidente Prudente, funcionários e reeducandos são continuamente orientados sobre o uso consciente da água, bem como a verificação das instalações para identificação e correção de eventuais vazamentos hidráulicos, visando a sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.

A Penitenciária de Florínea, adotando o lema de que o consumo consciente de água é fundamental para preservar esse recurso e o meio ambiente, enfatizou a manutenção preventiva como forma de evitar o desperdício com vazamentos. O corpo funcional e a população carcerária em geral são constantemente orientados a reduzir o desperdício de água nas mais variadas atividades, ou seja, limpeza de áreas comuns, higienização pessoal, produção de alimentos, evitando manter torneiras e chuveiros abertos por longo período e utilização de baldes em detrimento a mangueiras. A higienização dos ambientes é realizada de forma organizada, reduzindo e mantendo assim um consumo consciente.

O Complexo Penal I de Pacaembu (Penitenciária "Ozias Lúcio dos Santos e Centro de Progressão Penitenciária) realizou a campanha de conscientização acerca da economia de água, através de cartazes informativos, direcionados a servidores e população carcerária.

Na Penitenciária de Flórida Paulista, a ação realizada pelo corpo funcional e população carcerária contou com cartazes colocados em locais estratégicos, orientando sobre a conscientização.

O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é de alertar a população sobre a necessidade de preservação desse recurso natural vital.

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}