Vivaine Henriques - Croeste
Quatro Jornadas da Cidadania, Trabalho e Renda foram realizadas em presídios que pertencem à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). Os eventos aconteceram em setembro, por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC). O mutirão de ocorreu em diversos setores e foi oferecido aos reclusos. O objetivo é de incrementar ações que promovam a reintegração social da pessoa privada de liberdade.
No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Paulo de Faria, a Jornada contou a realização de palestras como “Orientações sobre os trabalhos da Central de Atenção ao Egresso e Família (CAEF)”; “Setembro Amarelo”; “Conscientização quanto à prevenção de ISTs”; “Inteligência Emocional”; “Empregabilidade” e ações desenvolvidas pela equipe de educadores que atua diretamente com os privados de liberdade, por meio da Escola Vinculadora “Prof. Alves Tremura”.
Foram confeccionados artesanatos manuais e murais e interpretação de músicas. Nas ações voltadas para a saúde dos privados de liberdade foram realizados atendimentos de enfermagem e de exames rápidos para doenças como sífilis/HIV/hepatite, testes de glicemia e oximetria. Houve, ainda, regularização de documentos como emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digitais.
Na Penitenciária de Florínea as ações realizadas visaram a participação dos privados de liberdade de todos os pavilhões habitacionais, tendo como objetivo o exercício de cada participante como fator multiplicador quanto às informações e conhecimentos recebidos. Para os reeducandos, foram momentos em que puderam sair da rotina do cárcere, agregando valores e conhecimentos úteis ao convívio tanto na unidade prisional quanto à futura reinserção social.
Os reclusos participaram de elaboração de materiais e atividades pedagógicas voltadas ao mundo do trabalho e tarefas lúdicas relacionadas a competências e habilidades necessárias para a inserção profissional. Alguns desses trabalhos ficaram em exposição na solenidade.
O Núcleo de Saúde ofereceu palestras e ações de saúde durante a Jornada como estratégia eficaz para informar e educar os privados de liberdade sobre diversos aspectos relacionados à saúde e bem-estar.
A programação da Penitenciária de Valparaíso incluiu atividades de reintegração e saúde direcionados ao retorno consciente do reeducando à sociedade e às redes de apoio.
As palestras abordaram temas como “Progressão ao Regime Semiaberto, Livramento Condicional e Regime Aberto. O que é e quais suas regras?”; “Automedicação”; “Doenças da Pele”; “Câncer de Boca”; “Vida, além da Ansiedade”; “Incentivo à Leitura”; “Escolha seu Herói”; “IST, com ênfase na Sífilis”; “Dependência Química”; “Trabalho do CRAS e Cadastro Único”; “CAEF – O que é os serviços ofertados” e “Célula de Referência Técnica”.
Ainda foram realizadas Oficinas de “Empreendedorismo” e “Emoções Primárias”; além da exibição do filme “O Contador de Histórias” e a palestra em vídeo com Mário Sérgio Cortella sobre “Motivação e desenvolvimento Pessoal”. Vários atendimentos também foram realizados pelo setor de saúde, como consulta com médico oftalmologista; exames e campanha de vacinação.
Na Penitenciária II de Lavínia a Jornada contou com ações realizadas em diversos setores graças às parcerias firmadas. Ocorreram palestras com os temas “Higiene Pessoal e Doenças de Pele”; “Conscientização de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST”; “Como Viver de Maneira Sustentável”; “A Vida com Deus”; “As Feridas Emocionais Causadas Pelo Pai Ausente”; “O Papel da Pessoa Privada de Liberdade na Progressão de Regime” e “Papel da CAEF na Reintegração Social”.
Também foram realizados atendimentos jurídicos e de saúde visando a formação de um processo digno no cumprimento da pena.