SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Jornada da Cidadania oferece serviços essenciais e 100 vagas de emprego para pessoas egressas e em alternativas penais

Evento da SAP promove reintegração social com oportunidades de trabalho e serviços para auxiliar a retomada da vida em liberdade

22/10/2024
Foto ilustrativa

Candidatos participam de entrevistas de emprego para as vagas oferecidas pela empresa Viggo

Chiara Maira – Estagiária da CRSC, sob supervisão de Augusto Biason

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), realizou no final de setembro, a 4ª edição da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda de 2024 das Unidades de Atendimento de Reintegração Social da Região Capital e Metropolitana. Destinado a pessoas egressas do sistema prisional, seus familiares e indivíduos cumprindo penas alternativas, o evento aconteceu no estacionamento do Templo de Salomão, na região do Brás, em São Paulo.

Os participantes tiveram acesso a diversos serviços essenciais, como emissão e regularização de documentos, atendimento jurídico, orientações de saúde, testes rápidos, corte de cabelo e tranças nagô. Além disso, foram oferecidas oficinas, palestras temáticas, atividades culturais e doações de roupas para adultos e crianças.

Para muitos, o evento representou uma oportunidade de retomar a vida em liberdade. “Esse tipo de evento faz a diferença para quem está tentando recomeçar. Eu saí do sistema prisional há seis meses e consegui resolver aqui a documentação que precisava. Ter esses serviços reunidos facilita muito a nossa vida”, relatou um dos egressos presentes.

A Jornada também atendeu familiares, oferecendo suporte em áreas diversas. “Ter um parente em cumprimento de pena não é fácil, e muitas vezes a gente se sente sem apoio. Esse evento traz esperança, porque além de ajudar os egressos, também oferece suporte para nós, familiares. Conseguir orientações jurídicas e até roupas para nossos filhos faz muita diferença. É um alívio saber que tem gente olhando por nós”, comentou uma familiar de reeducando.

Oportunidades de emprego

Um dos principais destaques da Jornada foi a oferta de 100 vagas de emprego pela empresa Viggo, direcionadas a egressos do sistema prisional. As oportunidades contemplaram homens, mulheres e pessoas LGBTQIA+ com mais de 20 anos e Ensino Fundamental completo. A empresa também ofereceu capacitação, salário fixo, benefícios, registro em carteira, plano de carreira e acesso a convênios.

O evento contou com a participação do Secretário, Marcello Streifinger, e da Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Maracajá. Em seu discurso, o Secretário destacou a importância das parcerias para o sucesso da Jornada. “A oportunidade que a empresa traz de tantas vagas não tem preço. Este é um dia de agradecimento, especialmente a essas empresas que se juntaram a nós em uma jornada difícil, mas extremamente necessária. Também agradeço aos egressos e seus familiares que estão aqui. Essas pessoas estão buscando uma chance de mudança, olhando para o futuro com determinação e coragem”, declarou

Já a Coordenadora Carolina Maracajá ressaltou a importância dos serviços oferecidos para a reintegração social. “Esses serviços e atividades ajudam a reduzir a exclusão e a prevenir a reincidência que tanto preocupa a sociedade, além de fortalecer as redes locais, mobilizando setores de forma integrada e planejada”, afirmou. Ela também destacou o compromisso com a responsabilidade compartilhada de dar suporte àqueles que estão reconstruindo suas vidas em liberdade. “Vivemos em uma sociedade que muitas vezes estigmatiza aqueles que cometeram erros, mas todos merecem quantas chances forem necessárias para recomeçar. Quando oferecemos oportunidades de trabalho, educação, religiosidade, saúde e apoio, estamos investindo na segurança pública e no bem-estar de toda a comunidade”, comentou.

A ação contou com o apoio de mais de 20 parceiros que atuaram diretamente no atendimento aos participantes. Entre eles estiveram a Igreja Universal do Reino de Deus, Defensoria Pública, Dada Fios de Ouro, Centro de Cidadania LGBT – Casarão Brasil, Centro Paula Souza, Sebrae, Entretodos, Instituto Cultural Barong, Instituto Responsa, ITTC, Nova Rota, Stand Up para Mulheres, Pacto Social, Passarela Alternativa, Traçando o Futuro, Recomeçar, Reflexões da Liberdade, Viggo, SMDH e Cruz Vermelha que contribuíram para oferecer uma ampla gama de serviços.

O que é a Jornada

A Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda é organizada pela SAP, por meio do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), e pelos departamentos de Atenção à Pessoa Egressa e Família (DAEF) e de Penas e Medidas Alternativas (DPMA), ambos da CRSC. Criada em 2015 nas unidades prisionais da SAP, a iniciativa tem como objetivo promover a reintegração social de reeducandos, egressos, familiares e pessoas cumprindo penas alternativas, por meio de serviços essenciais e oportunidades de trabalho.

Desde o ano passado, a Jornada também ocorre nas Unidades de Atendimento de Reintegração Social, compostas pelas Centrais de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) e pelas Centrais de Penas e Medidas Alternativas (CPMA), ampliando o alcance e os benefícios oferecidos.

 

Participantes acompanham a cerimônia de abertura do evento no estacionamento do Templo de Salomão

Autoridades presentes na cerimônia de abertura da 4ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, promovida pela SAP

Autoridades presentes na cerimônia de abertura da 4ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, promovida pela SAP

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}