Vivaine Henriques - CEPROESTE
Dezoito reeducandos da Penitenciária Masculina de Tupi Paulista receberam em abril, os certificados de conclusão do curso de Polimento Automotivo. A cerimônia foi realizada no pavilhão escolar do estabelecimento penal e marcou um importante passo na vida desses homens em busca de recomeço.
O curso ofereceu aos custodiados aulas teóricas e práticas voltadas à estética automotiva, preparando-os para atuar em uma área profissional cada vez mais valorizada no mercado.
O professor Marcelo Alves dos Reis, responsável pelo curso, destacou o empenho dos alunos e deixou uma mensagem de incentivo “Espero que todos possam usufruir dessa profissão e que seja útil no futuro de vocês”, afirmou.
O Pastor Edgard Aparecido Campos, representante da Universal nos Presídios (UNP), falou sobre a importância de olhar para frente. “A melhor coisa é olhar para a frente e esquecer o passado, por mais triste que ele seja. Devemos sempre buscar um recomeço”, aconselhou.
Representando a Divisão Regional de Formação Educacional, Trabalho e Capacitação Profissional da Coordenadoria de Execução Penal da Região Oeste (CEPROESTE), Adelson Rodrigues também trouxe palavras de motivação. “Esse curso foi direcionado especialmente a vocês. O conhecimento ninguém tira. Tenham fé e sigam um passo de cada vez na conquista de uma nova vida.”
Para a chefe de Departamento do Complexo Penal, Adriana Alkmin Pereira Domingues, o curso foi além da capacitação técnica — resgatou também a autoestima dos participantes. “Vocês são agentes de sua própria transformação. Valorizem as oportunidades, definam seus objetivos e visualizem as possibilidades que possam surgir no futuro. Desejo sucesso a todos”, declarou.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Universal nos Presídios (UNP) e a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (FUNAP), reafirmando o compromisso com a ressocialização e a construção de novas histórias de vida.