Camilla Haddad – Assessoria de Comunicação Institucional da SAP
A Ouvidoria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo comemorou, em 27 de março, 29 anos de existência em uma cerimônia realizada no Auditório da Secretaria, no centro da capital, com a presença de autoridades e servidores. Na oportunidade, funcionários assistiram uma palestra sobre comunicação eficiente no ambiente institucional e conferiram os dados mais recentes sobre a produtividade do órgão.
O evento começou às 9h e foi marcado por falas que destacaram a importância da atividade da Ouvidoria na promoção da transparência da administração pública. O Secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, ressaltou que a Ouvidoria tem trabalhado incansavelmente para ouvir e atender as demandas dos parentes de pessoas privadas de liberdade e de advogados.
"Quero destacar a Dra. Ana Paula (Ouvidora) e sua equipe. A minha reverência à nossa Ouvidoria, que sabe se portar como órgão ouvidor na busca da verdade, na busca da transparência e na busca de ser o fiel da balança de uma pasta tão delicada, que cuida hoje de mais 209 mil presos no Estado de São Paulo”, disse. “Parabéns aos nossos ouvidores e continuem dessa forma, cada vez mais transparentes, cada vez mais independentes, cada vez mais conscientes do relevante papel que prestam à sociedade paulista”, completou Streifinger.
Durante as comemorações, o público conferiu a palestra da professora Andressa Maurício sobre comunicação eficiente. Em alguns momentos, Andressa pediu interação da plateia para mostrar como “o corpo fala” muitas vezes, até mesmo na hora de cumprimentar um colega de trabalho. A professora trouxe também dicas para envio de e-mails institucionais e de como é feita uma comunicação positiva durante o expediente.
A Ouvidoria Ana Paula Bento disse que a Ouvidoria é um "importante instrumento para a cidadania e para a democracia brasileira", facilitando a vida das pessoas. "Através da Ouvidoria O cidadão pode registrar sua insatisfação com a administração pública e além disso: ele ter um retorno dessa reclamação", explicou. Segundo ela, no ano de 2024 a Ouvidoria da SAP atendeu 6.357 demandas relacionadas à prestação dos serviços penais. "Esse número demonstra a importância da Ouvidoria como canal de comunicação do cidadão e a administração pública."
Felipe Teixeira Hudson, Diretor de Ouvidoria e Defesa do Usuário do Serviço Público, elogiou o encontro e o debate sobre o tema. "Hoje a gente tem um bem caro, que é nosso tempo e a nossa profissão é uma profissão que despende de tempo para escuta as pessoas, reclamações, denúncias, assuntos delicados e fazer um acolhimento. Nosso trabalho é de ponta e ele tem que estar sempre em destaque", frisou.
O Diretor-Geral da Polícia Penal, Rodrigo Santos Andrade esteve na mesa de honra e também destacou a importância da Ouvidoria como ferramenta de transparência no Estado. Andrade, em sua fala, citou que a Polícia Penal está à disposição e agradeceu ao público presente no evento. Ainda esteve na mesa de honra o Subsecretário Sergio de Souza Merlo.
Também compareceram o Chefe de Gabinete da SAP, Joel Marcos Luna, a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, o Coordenador de Saúde do Sistema Penitenciário, Alexandre Lazinho Santos, o Diretor-Adjunto da Polícia Penal, Odirlei Arruda de Lima, o Corregedor-Geral da Polícia Penal, Luis Fernando Fávaro, o Coordenador- Geral de Execução Penal, Vanderlei César de Assis e o Presidente do Conselho Penitenciário (Copen), Leandro Lanzellotti de Moraes.
Serviço:
Como entrar em contato com a Ouvidoria?
Atendimento Presencial:
Dias: Quarta e Sexta-feira
Horário: 13h às 17h.
Sala da Ouvidoria da SAP
Rua Libero Badaró, 600 - 4º andar – Metrô São Bento
Por correspondência:
Ouvidoria da Secretaria da Administração Penitenciária
Rua Líbero Badaró, 600 - 4º andar - Centro
CEP: 01008-000 - São Paulo - SP
Pelo site:
Formulário Eletrônico
Por telefone:
Dias: Segunda a Sexta-feira
Horário de atendimento: 9h às 17h
Fone: (11) 3206-4759/4836/4853 - Contato por WhatsApp