Assessoria de Comunicação Institucional - SAP | Fotos: Divulgação/SAP
A Polícia Penal do Estado de São Paulo informa que no último fim de semana, 22 e 23, Unidades Prisionais de Potim, Taubaté e Tremembé registraram apreensões de ilícitos com visitantes de detentos. Todos os cinco flagrantes aconteceram no momento da revista dos familiares de presos para entrada nos estabelecimentos penais.
No sábado, 22, servidoras da Penitenciária 1 “AEVP Jair Guimarães de Lima” de Potim submeteram uma mulher de 22 anos, esposa de um custodiado, à inspeção no aparelho de escâner corporal, quando notaram anormalidades nas imagens captadas. A jovem admitiu para as funcionárias que trazia droga em seu corpo. Voluntariamente ela retirou da região íntima um invólucro que continha aproximadamente 68 gramas de maconha.
A P1 de Potim a suspendeu do rol de visitantes da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a encaminhou para a delegacia de polícia local para registro de boletim de ocorrência e demais providências legais.
No mesmo dia, uma mulher de 51 anos tentava entrar na Penitenciária 1 “Dr. Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra” de Tremembé para visitar o companheiro preso quando foi surpreendida durante o procedimento no escâner corporal. Policiais Penais observaram irregularidades nas imagens captadas e ela assumiu que escondia ilícito em sua roupa íntima. Espontaneamente a mulher retirou do fundo de sua calcinha um invólucro que continha cerca de três gramas de maconha.
A Unidade Prisional, após retirá-la do cadastro de visitantes da SAP, a conduziu para a delegacia de plantão em Taubaté para registro do Boletim de Ocorrência e outros trâmites legais.
O Centro de Detenção Provisória (CDP) “Dr. Félix Nobre de Campos” de Taubaté contabilizou um total de três apreensões de ilícitos com visitantes no último fim de semana. No sábado, 22, a companheira de um detento foi impedida de entrar no centro de reclusão ao ser flagrada com entorpecente pelas Policiais Penais, durante a revista no escâner corporal. O equipamento mostrou alterações nas imagens da mulher de 27 anos. Ela confessou que trazia droga consigo e voluntariamente retirou da parte íntima um invólucro que continha 86 gramas de maconha.
No domingo, 23, o CDP de Taubaté apreendeu entorpecentes com outras duas visitantes. A primeira, uma jovem de 20 anos, tentava visitar o companheiro preso quando as Policiais Penais a interceptaram na inspeção com o escâner corporal. Voluntariamente a mulher retirou da região íntima um invólucro com aproximadamente 104 gramas de maconha e o entregou para as servidoras do CDP.
A segunda ocorrência, também no momento da revista no aparelho de escâner corporal, flagrou uma jovem de 19 anos, companheira de um preso, com 160 gramas de maconha. Ela escondia a droga na área íntima e espontaneamente a entregou para as Policiais Penais do local.
As mulheres foram suspensas do rol de visitas da SAP e encaminhadas para a delegacia de polícia de plantão para registro do Boletim de Ocorrência e outros procedimentos legais.