Sonia Pestana - Coremetro
Todo final de ciclo dos alunos que estudam nos estabelecimentos penais da Coordenadoria de Execução Penal da Região Metropolitana de São Paulo é celebrado com muita alegria. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) viabiliza essas ações visando a reintegração dos apenados à sociedade.
A formatura das Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) que estudam pelo sistema de Educação de Jovens e Adultos (EJA) conta com parceiros como as escolas vinculadoras da Secretaria da Educação (Seduc-SP), assim como de diversas entidades. A hora da celebração prevê, inclusive, o uso da toga e fotos com os mestres.
A direção geral do Centro de Detenção Provisória (CDP) I “ASP Vicente Luzan da Silva” de Pinheiros e os professores da Escola Estadual vinculadora “Romeu de Moraes” promoveram a formatura de 16 reclusos nos Ensinos fundamental e médio. O evento contou com a presença do diretor da instituição escolar, professor Vinícius Barbosa Andreatta, para a entrega dos certificados.
Para marcar a data, os alunos fizeram apresentações como coral, teatro e jogral sobre o tema “Natal”, sob a coordenação dos professores Gisele e Francisco. Na opinião do diretor geral do CDP, Guilherme Augusto Mesquita Nogueira, a educação tem se tornado uma importante ferramenta de ressocialização. Segundo ele, o amplo espaço físico permite aumentar as ofertas de vagas e a biblioteca da unidade estimula a leitura como forma de exercício intelectual.
No CDP de Mauá, o diretor geral, Nilton Zabeu Veiga, relatou que a cerimônia de formatura dos 11 alunos da escola vinculadora “Professora Sada Umeizawa” ocorreu no dia 16 de dezembro.
O dirigente do CDP não economizou elogios ao corpo funcional da unidade que muito colabora para o bom andamento dos serviços. Quanto aos professores, coube agradecimentos especiais pelo comprometimento. Já para os alunos, Veiga destacou a perseverança e a crença na mudança.
Projeto Museu Afro Brasil
A culminância do final do ano de 2024 dos alunos da Escola Estadual “Francisco Antunes Filho”, da Penitenciária “José Parada Neto”, de Guarulhos, deu origem ao projeto Museu Afro-Brasil Ipiranga e Imigração com o objetivo de levar os alunos para uma impressionante viagem na história do Brasil. A iniciativa envolveu alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, além dos estudantes do Ensino Médio. Também apoiaram a ação Policiais Penais do próprio estabelecimento penal e servidores de algumas das empresas instaladas na unidade.
Na montagem dos trabalhos foram utilizados materiais reciclados, como caixas e tubos de papelão, embalagens diversas, retalhos de tecidos, cola, barbantes e tintas. O grupo recriou, inicialmente, o quadro que retrata a independência do Brasil, com o título de “O Grito”, obra que está exposição no Museu do Ipiranga.
Outro desafio foi reproduzir alguns aspectos da escravidão no Brasil. Os alunos construíram uma réplica do navio negreiro, incluindo o ambiente da época e objetos de tortura utilizados para castigar os escravos desobedientes. Na exposição, também estavam cópias dos documentos utilizados na transação para adquirir a posse da mão-de-obra escrava. Em complemento, o Museu da Imigração foi retratado por se referir à primeira morada paulistana de milhares de estrangeiros e até de brasileiros de outros estados que escolheram viver em São Paulo.
Para o diretor da Escola Vinculadora, Júlio César de Moura, a parceria entre as secretarias da Educação (Seduc) e da Administração Penitenciária (SAP) resultou em um trabalho de excelência. “Ambas as secretarias desenvolveram suas ações em prol dos estudantes privados de liberdade, visando a transformação do cidadão através da educação”, destacou.
Formatura dos cursos UNP
O Centro de Detenção Provisória (CDP) II “ASP Willians Nogueira Benjamin” de Pinheiros comemorou a formatura de 55 reeducandos nos cursos oferecidos pela Universal nos Presídios (UNP). A cerimônia marcou a conclusão das aulas de Canto e Violão, Design de Sobrancelhas, Pintura Predial e Lavagem Ecológica Automotiva.
Para o diretor geral do CDP, André Luis Santini Bisterso, o aprendizado adquirido durante os cursos oferece ferramentas práticas para a geração de renda. Em sua opinião, o conhecimento adquirido também fortalece valores como disciplina, dedicação e esperança, elementos indispensáveis para a reconstrução de trajetórias.