Caio Daniel - Ascom CEPRNOROESTE
Um grupo de 25 servidores da Polícia Penal do Estado de São Paulo participou de uma ação de Defesa Pessoal e autocontrole. A instrução, ocorreu no final de fevereiro, e foi conduzida pelos policiais penais faixa preta Gustavo de Jesus e Jairo Ferreira, do Complexo Penal de Pirajuí, que ministraram técnicas para prevenção de possíveis situações de perigo, como agressões, tentativas de roubos e assaltos.
Durante a oficina, os participantes realizaram a prática entre si, aplicando os procedimentos ensinados de forma interativa e colaborativa. De acordo com os policiais, os movimentos ensinados podem garantir a segurança tanto corporal quanto emocional e salvar vidas. Além disso, os métodos podem ser praticados por qualquer tipo de pessoa, independentemente da sua condição física, tamanho ou idade.
A aula de autodefesa também teve como intuito demonstrar a relevância do esporte para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida, principalmente para funcionários do sistema prisional. “É necessário adotar uma atividade física, seja ela arte-marcial, corrida ou musculação. O importante é se movimentar para ajudar na saúde”, ensinou os mestres.
A atividade foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Coordenadoria de Execução Penal da Região Noroeste (CEPRNOROESTE), subordinada à Polícia Penal da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
Policiais Penais mestres em Jiu Jitsu deram aula sobre autodefesa
Os servidores participaram das dinâmicas colocando em prática o conteúdo aprendido