Augusto Biason - CRSC
As Centrais de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) de Sorocaba e Campinas, vinculadas à Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), realizaram, em setembro, campanhas voltadas à oferta de vagas de emprego para pessoas egressas do sistema prisional.
As ações foram organizadas pelo Departamento de Atenção à Pessoa Egressa e Família (DAEF) e pelo Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE), da CRSC, que viabilizaram a parceria com a empresa de representação comercial e telecomunicações Viggo. Ao todo, foram disponibilizadas 90 vagas para o cargo de vendedor.
Em Sorocaba, o evento ocorreu no dia 13 de setembro, no auditório da Secretaria da Cidadania. Fabiano Edivani, um dos participantes, falou sobre a oportunidade que recebeu ao ser contratado. Segundo ele, a campanha ofereceu o apoio necessário para que pudesse reconstruir sua trajetória profissional. “Eu estava há muito tempo tentando me recolocar no mercado, mas as portas estavam fechadas. Essa vaga me deu a chance de recomeçar e acreditar que as coisas podem melhorar”, afirmou.
Em Campinas, a ação foi realizada no dia 20 de setembro no Centro de Integração da Cidadania (CIC), da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania, com a oferta de 60 vagas. Para Erlan Souza, que também participou do processo seletivo, a iniciativa representou mais do que uma oportunidade de emprego. “Iniciativas como essa não só abrem portas, mas devolvem a dignidade das pessoas egressas, que muitas vezes não têm outra chance”, comentou o egresso, destacando a importância de projetos voltados à reintegração social.
De acordo com a técnica responsável pela CAEF, Edite Dias Feitosa, o trabalho realizado pelas Unidades de Atendimento é essencial para garantir que os egressos tenham acesso a oportunidades de emprego e, assim, possam se reintegrar à sociedade de forma digna. Ela destaca a importância de parcerias com o setor privado, que possibilitam a criação dessas oportunidades. “A CAEF, como referência para o atendimento de egressos do sistema prisional, desempenha um papel fundamental ao promover políticas públicas voltadas para o acesso ao emprego. Por meio dessas parcerias, o egresso tem a chance de prover o próprio sustento e de sua família com trabalho lícito”, afirmou.
Nos dois eventos, os candidatos apresentaram documentos como RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência, além de cumprir requisitos como idade mínima de 20 anos e Ensino Fundamental completo.
Cadastro nas CAEFs
Para garantir a participação em futuras oportunidades de emprego como as oferecidas no evento, é fundamental que as pessoas egressas mantenham seu cadastro atualizado nas CAEFs. Isso inclui a atualização de informações como endereço, telefone e documentos pessoais. A atualização do cadastro permite que os interessados sejam informados sobre novos mutirões de empregabilidade e outras ações promovidas pela CRSC em parceria com empresas e instituições.
Os egressos podem comparecer à CAEF mais próxima de sua residência para realizar a atualização ou se informar sobre os próximos eventos. Para encontrar a unidade mais próxima, acesse a lista completa das CAEFs no site.
Nos dois eventos, os candidatos apresentaram documentos como RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência