Caio Daniel - Coordenadoria de Execução Penal da Região Noroeste
Reeducandos do sistema prisional paulista serão beneficiados, neste ano, com mais 200 bolsas de estudo oferecidas pelo Centro Universitário de Lins (Unilins). A iniciativa é fruto da parceria entre a faculdade, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), e visa expandir o número de vagas em cursos de Ensino Superior, Profissionalizantes e projetos de leitura.
O convênio firmado prevê a ampliação do Ensino a Distância (EaD) nas áreas de Construção Civil, Meio Ambiente, Elétrica, Educação, Recursos Humanos e Logística, com o objetivo de capacitar os reclusos e estender a ação para atender egressos assistidos pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC).
Para o Reitor da Unilins, José Queiroz, a colaboração entre o Centro Universitário e a SAP é um passo importante para a inclusão social e ressocialização de Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). “Por meio de ações como essa, oferecemos aos reclusos a chance de transformar suas vidas através da educação, preparando-os para uma reintegração mais efetiva à sociedade”, declarou em reunião com integrantes das entidades envolvidas, no último dia 9 de janeiro, no polo educacional de Lins.
Parceria de sucesso
Outro aspecto essencial diz respeito ao fortalecimento da relação entre as instituições. "A reunião promoveu avanços significativos nas negociações para ampliar a oferta de cursos técnicos e bolsas de estudo para o Ensino Superior. Além disso, solidificamos o elo existente e traçamos novas perspectivas para criar oportunidades de reintegração social e educacional para os detentos", afirmou Janser Ricardo Gonçalves, Chefe de Divisão Regional de Formação Educacional, Trabalho e Capacitação Profissional da Coordenadoria de Execução Penal da Região Noroeste.
O encontro buscou viabilizar a implantação de novas atividades educativas nas Unidades Prisionais das Regiões Noroeste e Norte do Estado de São Paulo. A ideia é que, além de cursos de extensão e capacitação profissional, outras iniciativas possam contribuir para o desenvolvimento integral dos reclusos, ampliando suas possibilidades no mercado de trabalho.
Projeto também visa atender egressos do sistema prisional
Iniciativa visa preparar presos e egressos para o retorno à sociedade