SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Combate às Drogas e Alcoolismo é tema de ação com reeducandos no CDP II de Pacaembu

Recluso testemunha superação ao vício e propósito em nova vida quando estiver em liberdade

27/02/2025
Foto ilustrativa

CDP II de Pacaembu promoveu atividades de conscientização contra drogas e álcool

Ver mais fotos >

Vivaine Henriques - CEPROESTE

Com a finalidade de promover a conscientização sobre o uso de drogas e álcool, o Centro de Detenção Provisória II, do Complexo Penal II de Pacaembu, desenvolveu uma série de atividades de 17 a 21 de fevereiro, envolvendo reeducandos que cumprem pena na unidade.

Para sua execução, houve parceria com professores que ministram aulas no CDP e que desenvolveram o projeto referente ao "Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo", comemorado no dia 20 de fevereiro.

O objetivo foi de abordar a questão de forma positiva, com ações preventivas direcionadas aos reclusos, incluindo incentivo à educação, prática de esportes, cultura, elaboração de cartazes, apresentação de vídeos, discussão sobre o assunto em sala de aula e debates sobre as consequências nocivas do uso desse tipo de substância.

Docentes proferiram palestras e promoveram discussão em sala de aula, além da confecção de cartazes e redações elaboradas pelos alunos Privados de Liberdade. Foi apresentado o documentário “Combate às Drogas e Alcoolismo” e exibido o filme “Traffic”.

Um dos detentos, que cumpre pena no regime semiaberto, expôs testemunho emocionado aos seus colegas. Ele falou sobre a sua experiência com álcool e drogas e como tais substâncias foram a porta de entrada para o cometimento de crimes.

O recluso contou que após nove anos cumprindo pena, passando por um processo doloroso de perdas familiares, buscou através de orações, a conscientização e o autocontrole, conseguindo dessa forma superar o vício.

Mesmo durante as diversas saídas temporárias que já teve, afirma que vem mantendo firme o propósito de se tornar um cidadão consciente e de buscar novas oportunidades quando estiver em liberdade.

Participou também da programação o setor de saúde da unidade, com a distribuição da cartilha educativa “Do Vício ao Crime”, elaborada pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), que apresenta orientações para a prevenção ao uso de drogas.

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}