Samuel Bruni - CEPRCENTRAL
O Curso de Nivelamento de Classe da Polícia Penal, voltado aos servidores das antigas carreiras de Agente de Segurança Penitenciária (ASP) e Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVP), foi iniciado na Coordenadoria de Execução Penal da Região Central do Estado no dia 30 de abril e permanece acontecendo, com diversas turmas.
A capacitação tem como foco a atuação unificada dos Policiais Penais e faz parte do processo de consolidação da nova estrutura da Polícia Penal do Estado de São Paulo. O objetivo é desenvolver competências técnico-profissionais, adequando as antigas carreiras para se tornarem uma só. Para isso, é necessária a adaptação dos servidores às normas legais vigentes, às boas práticas de segurança pública e às atribuições específicas da carreira unificada.
O público-alvo desta etapa é formado por Policiais Penais que já tenham concluído o Curso de Integração das Carreiras, na modalidade Educação a Distância (EaD).
Além do conteúdo teórico e normativo, o curso contempla treinamento prático em armamento e tiro, vigilância externa e interna, com ênfase em regras de segurança e procedimentos operacionais padronizados. Trata-se de uma formação essencial para garantir o domínio técnico necessário no exercício das funções atribuídas à nova Polícia Penal, focada em garantir que o Policial atue de forma integrada, segura e eficiente nas diversas áreas da instituição.
A grade curricular é adaptada conforme a carreira de origem do servidor, com foco nas atividades práticas específicas. Para os Policiais Penais que têm como origem a carreira de ASP, as disciplinas oferecidas incluem: Introdução à Atividade Física, Prática do Serviço de Escolta, Prática do Serviço de Vigilância, Armamento e Tiro (pistolas), Armamento e Tiro (gauge 12).
Já os servidores oriundos da carreira de AEVP têm acesso à seguinte grade curricular: Prática de Serviço Penitenciário, Papiloscopia, Saúde no Sistema Prisional e Reintegração Social.