Sonia Pestana - CEPRMSP
Para mais de 250 crianças o domingo ensolarado, na data de 12 de outubro, foi realmente especial. A festa promovida pela Base 01 de Escolta da Polícia Penal no Dia da Criança foi marcada pela presença dos super-heróis dos quadrinhos e da vida real da garotada. A iniciativa contou com total apoio da Coordenadoria de Execução Penal da Região Metropolitana de São Paulo (CEPRMSP), da Polícia Penal e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
Para o Coordenador da Coordenadoria de Execução Penal da Região Metropolitana de São Paulo, Fernando Henrique de Melo Santana, foi uma satisfação estar presente no evento. Para ele, todos somos heróis anônimos e a ação engrandece os Policiais Penais no Estado. Ele declarou que conta com cada um dos servidores para fazer uma Polícia Penal forte. “Força e honra a todos”, destacou.
O Chefe de Divisão Regional de Ações de Segurança Externa da Base 01, Everton Aparecido Teixeira, agradeceu o apoio de tantos familiares. Disse que para os Policiais Penais é sempre um orgulho poder mostrar seu local de trabalho para os entes queridos, sobretudo para os filhos que sempre lembrarão desse dia com carinho. “Somos os verdadeiros heróis para nossos filhos”, frisou.
Os Diretores Geral e Adjunto da Polícia Penal foram representados pelo Coordenador Geral de Execução Penal Substituto, Paulo Cordeiro. Em complemento, o evento contou com a presença também do Chefe de Divisão Regional de Segurança Interna, Edivaldo Rogério da Aparecida.
Organização do encontro
O corpo musical da Guarda Civil Municipal de São Paulo recepcionou os convidados, contando com a regência do Subinspetor Renato Inácio. Ao lado da banda estava parte do efetivo da Base 01, tendo à frente o Policial Penal, Ricardo Rogério Rodrigues.
O hasteamento da bandeira nacional e demais símbolos do Estado de São Paulo e da Polícia Penal foram feitos por Policiais Penais acompanhados por seus filhos. Assim, Isaías Petros Araújo, Victor Hugo Freitas e Samuel Nicolau Almeida representaram as demais crianças com muita seriedade.
Os integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR-4) estiveram presentes sob o comando de Eduardo Oliveira de Deus. Outro destaque foi o Canil do Gir 09 de Pirajuí que tinha como líder o Policial Morgado. O evento contou ainda com a colaboração da Coordenadoria de Ensino, Cultural e Pesquisa.
Com roupas multicoloridas e riso solto, o grupo Palhaçaria do Amor, composto pelos “doutores” Cocóta, Borboleta, Joaninha, Narizinho Doce, dentre outros, fizeram a alegria da garotada. Em palco improvisado, os palhaços divertiram mais de 250 crianças que ao final do encontro ganharam presentes.
Para completar a ação o super-homem e a mulher maravilha agitaram a garotada ao lado dos brinquedos infantis disponibilizados, como escorregador, pula-pula, piscina de bolinhas, todos locados com recursos doados pelos servidores. O Gir 04 apresentou uma pequena amostra do seu trabalho por meio do estande de equipamentos de segurança utilizados nas ações nas Unidades Prisionais. Já os Policiais Penais de Escolta promoveram passeios nas viaturas oficiais em circuito demarcado dentro da Base.
A Policial Penal, Fabiana Cavalcante, da Base 01 de Escolta, levou para o evento uma demonstração de pronto-socorrismo. A servidora abordou o tema “Como agir em casos de engasgo de crianças e adultos".
A ação do Dia da Criança contou com palestra para as mães, avós e amigos presentes, a psicóloga e Policial, Marli Ferreira, da Coordenadoria de Ensino, abordou o tema “Outubro Rosa”. Ela salientou a necessidade de cuidados com a parte física, emocional e mental porque se cuidar é um ato de amor.
Outras ações
O Dia da Criança foi lembrado com carinho igualmente nos estabelecimentos penais, com os filhos das pessoas privadas de liberdade. Para isso, a Universal nos Presídios (UNP) levou brincadeiras e bolos para os Centros de Detenção Provisória de Santo André, Jundiaí e São Bernardo do Campo.
A UNP também promoveu a entrega de brinquedos aos filhos dos servidores do CDP de São Bernardo do Campo. A ação ocorreu em 17 de outubro.