Augusto Biason - Ecom/CRSC
A Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) de Bauru, vinculada à Polícia Penal do Estado de São Paulo, realizou, no final de janeiro, um processo seletivo que resultou no preenchimento de 86% das vagas oferecidas para pessoas egressas do sistema prisional.
A iniciativa teve como objetivo encaminhar e contratar pessoas que saíram do sistema penitenciário pela maior produtora e exportadora de avocados do Brasil. A empresa, que tem sede em Bauru, atua na produção, distribuição e comercialização do fruto, além de desenvolver projetos voltados à responsabilidade social e reintegração de pessoas egressas.
Antes das entrevistas, os candidatos passaram por uma triagem conduzida pela equipe da CAEF. Em seguida, a psicóloga da empresa realizou o processo de recrutamento individualizado para avaliar o perfil e a motivação dos participantes. Ao final do processo, das 15 vagas ofertadas, 13 foram preenchidas por pessoas egressas. Os contratados agora irão integrar a equipe da empresa, consolidando mais uma iniciativa de reintegração social por meio do trabalho.
Além das contratações, alguns candidatos foram encaminhados ao Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), reforçando a importância da educação no processo de resgate da cidadania e no fortalecimento da convivência social.
A responsável técnica da CAEF de Bauru, Luciana Sayuri Wassano Bastos, destacou a relevância da parceria. “Ver empresas deste porte abrindo suas portas para nossos egressos é motivo de grande satisfação. O emprego representa uma nova chance e um recomeço digno para quem enfrenta tantas dificuldades após o cárcere. Essa iniciativa demonstra que a reintegração é possível quando há oportunidades reais”, destacou.
A empresa parceira da CAEF Bauru tem se destacado pelo compromisso com a inclusão social. Essa é a segunda seleção específica para pessoas egressas, o que reforça seu papel na construção de um futuro mais digno e igualitário. A parceria entre a empresa e a Polícia Penal evidencia a importância da articulação entre setores público e privado para promover a empregabilidade e a reintegração social de pessoas que buscam uma nova oportunidade.
CAEF Bauru
Para mais informações sobre programas de reintegração social e empregabilidade para egressos de São Paulo, os interessados podem procurar a CAEF Bauru. O atendimento é realizado presencialmente, na Rua Aviador Gomes Ribeiro, 16-47 – Vila Santa Tereza, ou pelo telefone (14) 3223-5690. Para informações de outras unidades da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, os interessados podem acessar o site da Secretaria da Administração Penitenciária: https://www1.sap.sp.gov.br/uni-prisionais-reg/crsc-.html
A articulação entre poder público e setor privado amplia oportunidades para egressos, demonstrando o papel do emprego no resgate da cidadania
Após processo seletivo, trabalhadores egressos iniciam suas atividades no setor agrícola, garantindo sustento e reconstrução de suas trajetória