Samuel Bruni - CEPRCENTRAL
Os cães da Polícia Penal do Estado de São Paulo, vinculados ao Complexo Penal de Guareí, foram destaque na 29ª Mostra de Cães de Raça, realizada no dia 27 de abril, durante a 52ª edição da Expo Agro de Itapetininga. O evento reuniu 208 cães de 26 raças distintas, sendo reconhecido pelo elevado nível técnico e pelo estímulo à interação entre animais, criadores e o público.
A mostra atraiu admiradores da genética canina, do comportamento animal e de programas de socialização. A equipe da Polícia Penal de São Paulo foi representada pelos policiais e técnicos Frank Nanini Martins e Marcos Roberto de Souza, que conduziram os cães treinados para atuação em atividades operacionais no sistema prisional.
Entre os destaques da apresentação, o cão Chacal PG-II, da raça Pastor Belga Malinois, conquistou seu tricampeonato, vencendo consecutivamente nas 27ª, 28ª e 29ª edições da mostra. Outro exemplar da mesma raça, Faruk PG-II, garantiu o segundo lugar na edição deste ano. Já o Pastor Holandês Jess PG-II celebrou o bicampeonato, com vitórias nas 27ª e 29ª edições.
Os cães não apenas atuam em ações de segurança e controle dentro e fora das unidades prisionais, como também são treinados para manter alto grau de socialização, permitindo a interação segura com o público e outros animais.
O evento contou com profissionais especializados na análise detalhada das raças caninas, com o propósito de entender o comportamento dos cães e aprimorar constantemente os protocolos operacionais envolvendo cães de serviço.