Cilene F. Sant’Ana - CSSP
O mês de março foi movimentado no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Taubaté com o tema Carnaval como recurso terapêutico para estimular as habilidades motoras, cognitivas e sociais dos pacientes. A atividade, integrada ao projeto Arte e Vida, teve como objetivo resgatar memórias afetivas, fortalecer a conexão com o mundo exterior e incentivar a expressão criativa dos participante.
O projeto Arte e Vida é uma proposta de trabalho de ressocialização direcionada aos pacientes com comprometimentos motores e cognitivos severos. Por meio de atividades educativas, é destacada a importância do aprendizado e do trabalho, promovendo a valorização da autonomia dos internos.
A ação envolveu a confecção de fantasias e enfeites, animação com marchinhas de carnaval, rodas de conversa sobre as memórias dos pacientes e a ressignificação de emoções.
Para a responsável técnica da ação, Gislaine Satiko Shimada, Terapeuta Ocupacional, proporcionar um dia de tratamento diferente, através de uma comunicação lúdica, tem despertado a iniciativa, criatividade, aumento da autoestima e da autonomia, contribuindo para melhor qualidade de vida dos pacientes.
Além do Projeto Arte e Vida, pacientes do HCTP de Taubaté contam também com apoio religioso, oficinas de trabalho e ações de fortalecimento da saúde bucal, todas previstas no Projeto Terapêutico Singular, documento elaborado por equipe multiprofissional dos hospitais de custódia, que reúne informações, estratégias e avaliações das áreas jurídica, de saúde, odontológica, de nutrição, de serviço social, psicológica e de educação, de cada paciente, possibilitando o tratamento individualizado a fim de proporcionar a reinserção social.