Alexandre Cairo - CSSP
De agosto a outubro, novas edições da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda aconteceram nos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico de Franco da Rocha I, II e Taubaté. A ação tem como objetivo proporcionar atividades que possam auxiliar a reintegração dos indivíduos à sociedade, além de pessoas egressas do sistema prisional e pacientes internados sob medida de segurança.
Taubaté - No dia 23 de agosto foi organizada a Jornada com o tema “Cordel em Festa Junina” tendo como atividades desenvolvidas apresentações culturais; exposição de artes; estação saúde; espaço educação; atendimento psicossocial, cadastro de documentos (CPF, RG), procedimentos estéticos, oficinas de arte e palestras educativas. Ao todo, foram realizados 831 atendimentos, com a adesão e participação de todos os 276 pacientes internados sob medida de segurança, que convivem naquele estabelecimento.
Franco da Rocha I - Nos dias 19 e 20 de setembro, a jornada foi realizada na unidade com o intuito de oferecer aos pacientes custodiados a reinserção e inclusão no âmbito social. Na abertura da jornada, houve a distribuição de livros do projeto: “Mostra a sua cara”, desenvolvido este ano pelas pacientes da unidade feminina. Após o início do evento, a peça teatral “Lutar pela liberdade e paz” foi apresentada sendo encenada pelo grupo “The Seven” composto por pacientes da unidade masculina com temáticas das artes visuais de dança de rua. No âmbito dos atendimentos, a prestação de assistência à saúde nos campos da Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Odontológicos e apoio jurídico foram prestados. Contemplando todos os pacientes da unidade, 472 atendimentos foram realizados.
Franco da Rocha II - No período de 1 e 3 de outubro aconteceu na unidade a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, proporcionando aos pacientes serviços que visam contribuir com o tratamento e no auxílio da retomada da vida social objetivando a desinternação. Uma apresentação musical formada por pacientes foi oferecida aos participantes e ainda durante o evento houve a entrega de certificados aos concluintes dos cursos de Hortaliças e Hambúrguer Artesanal, realizados este ano. No término da jornada na unidade, 191 atendimentos foram efetuados.
Para a Diretora do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico II de Franco da Rocha, Luciana Corradine Nabas Candotta, "a Jornada da Cidadania não se resume no dia do evento e sim um trabalho que vai sendo realizado ao longo do ano, onde todas as ações dos servidores da Saúde, Segurança e Equipes de Apoio visam a desinternação do paciente para o município de origem e o encaminhamento ao tratamento ambulatorial da Rede RAPS/SUS, onde ações de conscientização do quadro clínico, importância do medicamento e do diagnóstico; documentação, cuidados com a higiene pessoal; cursos profissionalizantes são fundamentais para estruturar o paciente com a sua família e estas ações corroboram com a saúde integral do paciente”, comentou.
De acordo com o diretor de segurança e disciplina, Francisco Sousa, "Observar a evolução do paciente no curso de Hortaliças e a participação de todas as atividades e etapas do curso, com a cerimônia de formatura com a beca e diploma, é um evento marcante na formação deste cidadão que, em breve, estará com a família", destacou. Já para o paciente “Alex” (nome fictício) a experiência foi gratificante. “É a minha primeira formatura. Nunca pensei que iria vestir uma beca e ter diploma.", relatou.
Estiveram presentes a Coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário Kely Hapuque Cunha Fonseca; o Coordenador Substituto de Reintegração Social e Cidadania, Lucas Roberto Gonçalves da Silva; o Diretor da Unidade Adriano César Maldonado; além dos Diretores dos Hospitais de Custódia I e II de Franco da Rocha, Luiz Henrique Negrão e Luciana Corradine Nabas Candotta, assim como as instituições parceiras: Igreja Universal do Reino de Deus, Pastoral Carcerária, Escola Estadual Monsenhor João Alves, Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, Grupo Espírita Alvorada de Luz, Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (Funap) e o cantor Horácio Fabiano Ceccopieri.