Samuel Bruni - CEPRCENTRAL
A Penitenciária Feminina de Votorantim sedia, nesta semana, um treinamento intensivo em técnicas de intervenção rápida com a participação de 25 policiais penais de cinco unidades prisionais da região central do Estado de São Paulo.
Durante o curso, os participantes serão instruídos em temas como fundamentos do tiro, regras de segurança no uso de armas de fogo, manuseio de armamentos menos letais, além de formação e deslocamento de células táticas, revistas e varreduras e entrada e retirada em ambientes hostis.
Também serão desenvolvidas técnicas de verbalização com sentenciados e estratégias de posicionamento operacional, visando maior controle e segurança durante as intervenções.
Com essa ação, os policiais poderão aperfeiçoar sua atuação técnica dentro do sistema prisional para o bom desempenho das atividades e a garantia da segurança institucional.
"Mais do que uma capacitação, este treinamento é uma demonstração do compromisso de cada um com a excelência do serviço prestado dentro das unidades prisionais. Aqui, formamos mais do que técnicas: fortalecemos a confiança, a disciplina e o espírito de equipe que sustentam a nossa missão. Agradecemos a cada policial penal que participou com dedicação, pois é esse nível de empenho que eleva o padrão da nossa atuação e garante a segurança de todos", diz Carlos Renato Godoy, do Comando Operacional do GIR 01, e Almir Roberto Rian, Comando Operacional, do GIR 02.
A capacitação reforça o compromisso da Polícia Penal do Estado de São Paulo com a formação contínua de seus profissionais garantindo o preparo necessário para manter a ordem, a disciplina e a legalidade nas unidades prisionais.