Vivaine Henriques - CEPROESTE
A programação da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda realizada em fevereiro no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) do Complexo Penal I de Pacaembu, destacou a prática de atividades esportivas entre a população carcerária.
Houve campeonato de xadrez, corrida e futebol. Esta foi a 15ª edição do evento no estabelecimento penal, que também contou com uma série de ações que forneceram importantes ferramentas no processo de reintegração social.
As atividades esportivas foram sugeridas pelos próprios sentenciados e tiveram o objetivo de estimular a participação da população carcerária em eventos de entretenimento, compromisso, responsabilidade e envolvimento na dinâmica.
Os sentenciados ficaram incumbidos das inscrições e organização dos participantes. A prática do xadrez trabalha a concentração, estratégia, resiliência e o controle das emoções.
O futebol, que já faz parte da rotina dos reeducandos, reduz o estresse, aumenta a autoestima e resiliência. A corrida promove a recreação esportiva.
A unidade avalia de forma positiva o resultado alcançado, ao agregar as três modalidades de esporte no cronograma das ações que compuseram o roteiro da Jornada.
Também fizeram parte da programação ações como a emissão e regularização de documentos pessoais, serviços de beleza como corte de cabelo, atendimento jurídico, palestras educativas, assistência médica, odontológica e de enfermagem, coral, exposição de artes, entre outros.
A Jornada da Cidadania é realizada pela Secretaria da Administração Penitenciária em parceria com a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) e disponibiliza serviços de emissão de documentos, orientações de reintegração social, atendimento jurídico e palestras sobre qualidade de vida, saúde e empregabilidade, entre outras atividades.