Vivaine Henriques - CEPROESTE
Entre os dias 24 de novembro e 02 de dezembro, a Penitenciária Feminina do Complexo Penal de Tupi Paulista recebeu a unidade móvel do Programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
O objetivo do programa estadual “Mulheres de Peito” é rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção precoce da doença, ampliando o acesso ao diagnóstico, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade.
Durante a permanência da carreta, foram atendidas mulheres com 35 anos ou mais, entre pessoas privadas de liberdade, servidoras do estabelecimento penal e de outras Unidades Prisionais da região. A ação representa um importante avanço no acesso à saúde feminina no sistema prisional, garantindo cuidado e prevenção mesmo em contextos de restrição de liberdade.
Ao todo, foram realizados 296 exames de mamografia, reforçando o compromisso com a promoção da saúde, dignidade e valorização da mulher, integrando ações de cidadania e direitos básicos no ambiente prisional.

Programa estadual Mulheres de Peito contou com ação na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista

Servidoras receberam atendimento na carreta da mamografia instalada na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista
