Vivaine Henriques - CEPROESTE
A conscientização sobre o meio ambiente foi destacada em atividade realizada com reeducandos que cumprem pena na Penitenciária de Assis, unidade subordinada à Coordenadoria de Execução Penal da Região Oeste (Ceproeste).
O evento aconteceu no dia 23 de janeiro e contou com palestra em comemoração ao Dia Mundial da Educação Ambiental. A ação registrou a participação de 60 reclusos e foi apresentada pela funcionária e Tecnóloga em Gestão Ambiental Roseli Ameduri.
A temática abordada foi a “Educação Ambiental no Contexto Prisional”, com ênfase em como ela pode ser aplicada no cotidiano dos privados de liberdade. A discussão abordou a importância de todos passarem por um processo de educação ambiental, que visa desenvolver conhecimentos, compreensão, habilidades e motivação, com objetivo de promover a aquisição de valores, mentalidade e atitudes necessárias para enfrentar questões ambientais no interior das celas e buscar soluções sustentáveis.
A proposta também incluiu a conscientização sobre o ambiente em que os reeducandos vivem, incentivando-os a identificar problemas ambientais, mudar comportamentos para melhorar o local e aplicar suas habilidades na resolução desses problemas. Além disso, foi enfatizada a importância de evitar doenças ambientais.
Os reeducandos demonstraram conhecimento sobre o tema por meio de atividades como palavras cruzadas e dinâmicas, que facilitaram a aprendizagem de forma interativa.
Foi incluída no debate a conscientização para evitar doenças ambientais
População Privada de Liberdade realizam atividades sobre o tema