Caio Daniel – CERPRNOROESTE
A Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Polícia Penal do Estado de São Paulo, realizou, no dia 28 de novembro, a formatura de 75 reeducandos do curso de qualificação profissional em Corte e Costura.
A iniciativa é promovida pela Universal nos Presídios (UNP), em parceria com o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) “Dr. Alberto Brocchieri”, do Complexo Penal de Bauru, e tem como objetivo capacitar os custodiados e prepará-los para o mercado de trabalho.
Os formandos participaram da solenidade vestindo beca e capelo e receberam o certificado de conclusão. O curso aborda técnicas de modelagem, preparação de tecidos, operação de máquinas, uso de equipamentos, tipos de acabamento e medidas corporais. Além disso, inclui módulos sobre elaboração de currículo e postura adequada em entrevistas de emprego — conhecimentos que, segundo a professora responsável, “são extremamente importantes para conquistar uma vaga”.
Os resultados já começam a aparecer: cinco reeducandos que concluíram o curso foram contratados por uma empresa do ramo de costura que funciona dentro da própria Unidade Prisional. De acordo com o Chefe de Divisão do CPP I, José Adriano Soares Pinto, a capacitação profissional foi determinante para que os detentos fossem selecionados.
A formatura contou com a presença da Prefeita de Bauru, Suellen Rosim; do Vereador de Bauru, Edson Miguel de Jesus; da Secretária de Assistência Social de Bauru, Lúcia Rosim; do Pastor da UNP, Josué Costa Ramos; e do Chefe de Departamento do Complexo Penal de Bauru, Flávio André Ferreira Ojas.

Autoridades prestigiaram o evento na Unidade Prisional

Reeducandos receberam o certificado de formação do curso
