Vivaine Henriques - Croeste
Qualificação para o mercado de trabalho e empreendedorismo. Esses foram os principais objetivos do curso de Mecânica para Motocicletas ministrado para reeducandos que cumprem pena no Centro de Ressocialização (CR) de Presidente Prudente.
A ação é fruto de parceria da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Universal Nos Presídios (UNP) e Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).
A cerimônia de formatura aconteceu nas dependências da Unidade Prisional, com entrega de certificados, no dia 05 de dezembro.
“É muito gratificante recebermos a Universal com essa proposta de reintegração e conhecimento. O aprendizado que vocês receberam aqui provavelmente não conseguiriam lá fora. Espero que aproveitem o conteúdo adquirido para reingressarem no mercado de trabalho com uma nova vida quando estiverem em liberdade”, destacou a Diretora Técnica do Centro de Ressocialização, Mirian Barrocal Tardim Collete.
O coordenador da UNP na região Oeste, pastor Reinaldo Pinheiro, parabenizou os formandos pela conquista em concluírem o curso profissionalizante. “Vocês se empenharam no período de aulas e agora recebem o merecido certificado. Quando retornarem à sociedade, sabem que haverá preconceito a ser enfrentado. Entretanto, estão preparados com conhecimento, que ninguém tira, e também foram preparados para empreender e não depender de ninguém para prover seu sustento e de sua família”, afirma.
O representante do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (GRATE) da Croeste, Adelson Aparecido Rodrigues, enfatizou que a Universal tem levado às pessoas privadas de liberdade, além da assistência religiosa, a oportunidade de profissionalização. “Tenho certeza de que seus familiares estão orgulhosos por esta conquista e desejo aos pastores e seus colaboradores, que recebam a recompensa de Deus, por tanto esforço nas ações em prol da ressocialização das pessoas presas”, disse.
Profissionalização
O professor que ministrou o curso para os reeducandos do Centro de Ressocialização conta que foi um privilégio poder participar da experiência. “Aos poucos foram se familiarizando com as técnicas que estavam sendo ensinadas e hoje estão formados. Parabéns a todos que se empenharam”.
Os alunos que concluem o curso recebem apostila e certificado emitido pela Faculdade FANDUCA, que é válido em todo território nacional.