SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

SAP forma Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária

Novos servidores integram última turma antes da entrada em vigor da Polícia Penal

16/12/2024
Foto ilustrativa

Formatura foi realizada no auditório da Escola de Administração Penitenciária

Mariana Borges - Assessoria de Imprensa - SAP

Um misto de alegria e nostalgia tomou conta do auditório da Escola de Administração Penitenciária "Dr. Luiz Camargo Wolfmann" (EAP) no último dia 11/12, quando foi realizada a formatura de 13 Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária (AEVPs).  É a última turma de AEVPs antes da entrada em vigência da Lei Complementar n° 1.416, de 26 de setembro de 2024, que criou na prática a Polícia Penal no Estado de São Paulo, ao instituir a carreira nos quadros da Secretaria da Administração Penitenciária.

A Diretora da EAP, Gisele Angélica Silveira Rodrigues, apontou em seu discurso uma coincidência de datas: em 26 de agosto de 2002, a primeira turma do então recém criado novo cargo de AEVP teve início. No mesmo dia, porém em 2024, vinte e dois anos depois, a última turma também teve seu primeiro dia de aula. “Muitos que começaram como discentes tornaram-se docentes. Agora, estamos dando início a um novo ciclo de transformação. Afirmamos nossa capacidade de inovar e evoluir, sendo protagonistas em nosso setor”, destacou a diretora. Os novos agentes tiveram, ao todo, 74 intensos dias de aula, com 702 horas/aula no total.

O Diretor indicado da Polícia Penal, Rodrigo Santos Andrade, relembrou seus anos iniciais no sistema prisional paulista e do privilégio dos novos agentes em ter uma cerimônia de formatura. Também mencionou o momento histórico do qual fez parte, quando recém-contratado participou da transferência dos custodiados que estavam na antiga Casa de Detenção e que, com a desativação dela, foram transferidos para 26 presídios no interior do estado de São Paulo. Ele destacou a importância do papel dos novos agentes e exortou-os a manterem o alto nível técnico, buscando a excelência: “Vocês não apenas buscaram conhecimento; demonstraram coragem e determinação para enfrentar os desafios que virão. A missão que agora assumem é nobre e exige constante vigilância, disciplina e conduta”.

A docente da disciplina de Relações Interpessoais e Saúde Ocupacional Marli Ferreira da Silva foi escolhida pelos alunos como paraninfa, o que a deixou muito orgulhosa pois, segundo ela, ser paraninfo é ser alguém que serve como referência profissional. A Agente de Segurança Penitenciária com 22 anos de carreira destacou que aquela cerimônia era apenas o início da carreira dos novos servidores:” A estrada não termina aqui. (...) Vocês saíram do meio da multidão e escolheram servir, serem servidores públicos”, pontou a professora.
 
O aluno Vinicius de Goes Dalcim, orador da turma, destacou os laços que foram construídos durante o curso e que, segundo ele, permanecerão para sempre. “Nossa missão  não é apenas zelar pela segurança, mas garantir a ordem e a dignidade dentro de um sistema tão complexo. (...) Temos o compromisso de sermos uma referência dentro de nossa profissão”.
Após o juramento, feito pelo aluno Elias Pires da Silva Junior, que também foi o primeiro colocado de sua turma, com nota global de 9,41, procedeu-se a entrega dos certificados.   
 
Encerrando as falas, o Secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, agradeceu o esforço realizado com maestria pelos docentes da EAP e apontou para os formandos a necessidade de se adaptar a uma nova realidade: “A escola é um momento de adaptação da vida de cidadão comum para uma vida de quem se dedica a ser servidor do estado”, explicou Streifinger. O Secretário colocou nem relevo o papel da EAP em conscientizar os novos agentes sobre o seu papel como agentes de transformação, destacando a importância do trabalho em equipe e de se estar sempre alerta: ”Nunca abra mão da segurança, mesmo com a rotina. A rotina é nossa inimiga, no sentido de dar a ideia de que nada irá acontecer. Para que nada aconteça, mantenha-se vigilante”, destacou. Marcello ainda trouxe a proximidade com o início da Polícia Penal: “A última turma de AEVPs já começa sendo a Polícia Penal. Isso é uma conquista da própria categoria profissional. Isso foi alcançado com muito suor e lágrimas pelo caminho”.
 
Além dos já mencionados, participaram da solenidade  o Secretário Executivo da SAP, Marco Antonio Severo Silva; o  Chefe de Gabinete, Maximiano Cassio Soares; Diretor Adjunto Indicado da Polícia Penal , Odirlei Arruda de Lima; a Coordenadora de Saúde do Sistema Penitenciário, Kely Hapuque Cunha Fonseca; o Diretor de Recursos Humanos da SAP, José Benedito da Silva; o Diretor de Relações Institucionais da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, representando a Coordenadora, Lucas Roberto; o Diretor do Grupo de Escolta da Coremetro, Paulo Cordeiro, entre outras autoridades.

 

Formandos e Secretário da Administração Penitenciária, Marcello Streifinger

 

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}