Patricia Freitas / Thayná Witts - Assessoria de Comunicação Institucional da SAP
Mudar é preciso. E a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Polícia Penal, tem investido em ações que promovem transformações significativas na vida de pessoas egressas, pessoas que estão cumprindo alternativas penais e familiares de pessoas privadas de liberdade.
Um exemplo disso é a implantação do grupo reflexivo “Masculinidades em Transformação: Prevenção da Violência e Promoção da Igualdade de Gênero”, realizado pela Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) de Votuporanga. A iniciativa é pioneira na região e busca não apenas a responsabilização, mas também a reeducação de homens autores de violência doméstica, oferecendo a possibilidade de romper o ciclo da violência e construir novas formas de convivência social.
Os grupos reflexivos são espaços educativos e terapêuticos onde os participantes são convidados a refletir sobre seus comportamentos, questionar padrões de masculinidade e repensar relações pautadas pelo machismo e pela desigualdade de gênero. Amparada pela Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) e pela Lei de Execução Penal, a iniciativa vai além da lógica exclusivamente punitiva, contribuindo para a prevenção da reincidência e para a construção de relações mais igualitárias e respeitosas.
A ação resulta de uma articulação entre a Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Votuporanga, a Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) da Polícia Penal, o Senac Votuporanga e o Poder Judiciário, que compartilham o compromisso de fortalecer políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher.