Cilene Fernanda Sant' Ana - Coordenadoria da Saúde do Sistema Penitenciário
As Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) são instituídas em todas as unidades prisionais, hospitais de custódia e sedes administrativas da Polícia Penal e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). As comissões atuam na prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho atuam na preservação da vida e na promoção da saúde do trabalhador. Para isso, investem em diversas estratégias e iniciativas que promovem momentos de cuidado, incentivando os agentes públicos a olhar com mais atenção para si mesmos e para aqueles que os cercam.
Norteadas pelo calendário de saúde da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), pelas campanhas mensais estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) e outras datas comemorativas, as Cipas criam maneiras acolhedoras de conscientizar servidores sobre riscos de saúde e a importância do autocuidado.
Diante de muita criatividade e disposição, as comissões movimentam as Unidades Prisionais e sedes administrativas durante todo o ano. No caso da Unidade I do Complexo Penal de Potim a comissão realizou, em referência ao Dia Mundial da Atividade Física (06/04), o projeto “Saúde é Movimento”, onde contou com a presença do educador físico Walter Pereira para estimular e conscientizar os servidores sobre a importância da prática de atividades físicas. A ação aconteceu no auditório da Penitenciária I de Potim.
Outros estabelecimentos prisionais também revivem sua importância, com a prática de ginástica laboral, orientações de saúde, aulas de zumba, entre outros.
Outra atividade realizada durante o mês de maio foi a homenagem ao “Dia das Mães”, realizada pela Cipa da Penitenciária I de Potim, oportunidades em que servidores são reconhecidos por sua atuação dentro e fora do trabalho. Assim como essas unidades, todas as Cipas se mobilizam, além de suas atividades cotidianas, para proporcionar ao corpo funcional momentos de reflexão, acolhimento e conscientização, reafirmando que a saúde e a vida de cada servidor são prioridades que merecem zelo, respeito e cuidado.