Caio Daniel – CEPRNOROESTE
“Cuidar de si é cuidar do outro”. Foi com essa frase que teve início a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) da Coordenadoria de Execução Penal da Região Noroeste (CEPRNOROESTE), em conjunto com o Complexo Penal de Pirajuí. O evento, realizado no auditório da sede da Coordenadoria, promoveu, no dia 14 de novembro, um mutirão de testes de saúde a fim de identificar possíveis alterações e orientar os servidores sobre cuidados preventivos.
Cerca de 100 funcionários, entre eles Policiais Penais e servidores dos setores administrativo e de saúde, participaram dos exames de glicemia capilar, pressão arterial, frequência cardíaca, altura, peso e Antígeno Prostático Específico (PSA) — destinado a homens acima de 50 anos. A ação contou com o auxílio de estudantes do curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica Estadual (Etec) “Profª Helcy Moreira Martins Aguiar”, de Cafelândia, que aplicaram os testes sob supervisão de professores.
Além dos exames, a programação contou com palestra sobre primeiros socorros no ambiente de trabalho, ministrada pelo enfermeiro Marcel Alves, pós-graduado em Urgência, Emergência e UTI, que abordou procedimentos essenciais para atuação em situações críticas, como engasgos, desmaios, convulsões, parada cardiorrespiratória e acidentes comuns no cotidiano profissional. A atividade ocorreu no dia 28 de novembro.
A Sipat 2025 foi organizada pelas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) da CEPRNOROESTE e do Complexo Penal de Pirajuí, e contou com apoio do Serviço Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Agente Público da Região Noroeste (SRQVSAP) e dos profissionais de saúde da Prefeitura Municipal de Pirajuí para aplicação dos testes de PSA.
