SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Valores éticos: Administração Penitenciária participa da 1ª Conferência Internacional de Integridade Pública

Evento foi realizado durante dois dias em Pinheiros, zona oeste da capital

04/04/2025
Foto ilustrativa

Equipe da SAP e Polícia Penal durante evento da Controladoria Geral do Estado

Assessoria de Comunicação Institucional da SAP

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) participou da 1ª Conferência Internacional de Integridade Pública, promovida pela Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE SP). O evento reuniu, nos dias 2 e 3 de abril, especialistas nacionais e internacionais para debater temas fundamentais, como conflito de interesses, lobby, proteção ao denunciante e combate à corrupção. Representantes da SAP marcaram presença no evento, realizado ao longo dos dois dias no Centro de Convenções Rebouças, em Pinheiros, zona oeste da capital.

Já os trabalhos foram abertos pelo Ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, que ministrou uma aula magna sobre integridade para líderes do setor público. O magistrado ainda descreveu um perfil do chamado “líder íntegro” e ressaltou em sua apresentação que ele precisa ter uma postura de coragem, humildade, sabedoria, perseverança, resiliência, lealdade e também de gratidão.  O vice-presidente do Tribunal de Contas da União, Ministro Jorge Oliveira, e o Controlador Geral do Estado, Wagner Rosário, também participaram da abertura da conferência. O professor Catedrático de Direito Processual na Universidade de Salamanca, Nicolás Rodriguez Garcia ministrou palestra sobre os desafios e tendências a nível mundial. Ele foi um dos homenageados do dia.

Liderada pelo Secretário Marcello Streifinger, a SAP está comprometida com a transparência e a ética na gestão pública ao promover campanhas por meio de cartazes, atividades e participação ativa em pesquisas e informações a seus servidores. "Sem integridade, não há justiça, não há legalidade, não há Estado", observou Streifinger. Também prestigiaram as palestras o responsável pela Unidade Gestora de Integridade da SAP (UGI SAP), Paulo Rogério Cerqueira Lopes, a Chefe da Assessoria Institucional da SAP, Eliana Barros Sbragia de Souza, a Diretora de Administração e Finanças, Raquel Soares Farias dos Santos, o Diretor-Adjunto da Polícia Penal, Odirlei Arruda de Lima, e o Corregedor-Geral da Polícia Penal, Luís Fernando Fávaro.

Criada em junho de 2023, a UGI SAP é responsável por elaborar, implementar, monitorar e revisar o Plano de Integridade da Secretaria. Segundo Cerqueira Lopes, o evento foi muito útil no sentido do conhecimento da estrutura e do trabalho desenvolvido por outros órgãos nacionais e internacionais, além do intercâmbio entre participantes. "O evento enriqueceu os trabalhos da Pasta sobre Integridade Pública que, com a atual estrutura, criou a Coordenadoria de Governança, Ética e Integridade voltada especificamente a implantar e implementar práticas gerenciais voltadas às ações estratégicas da SAP, visando estabelecer a governança, integridade, riscos e controles, bem como auxiliar nas decisões de caráter estratégico. (Artigo 37 da Res Sap 129/25) em consonância com a política de governo sobre o Radar Anticorrupção", completou.

Tradição - Não é de hoje que a campanha tem sido desenvolvida no Estado de São Paulo. A 1ª Conferência Internacional de Integridade Pública integra o plano anticorrupção do Governo do Estado de São Paulo. O plano engloba 96 ações que serão adotadas até 2026. O objetivo da Conferência foi fortalecer a cultura de integridade na Administração Pública paulista, promovendo debates e discussões sobre temas relevantes para a gestão pública.  

 

Foram dois dias de evento com a participação do Secretário Marcello Streifinger

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}