JC Bigaran - CRN
A Penitenciária Feminina “Sandra Aparecida Lário Vianna” de Pirajuí sediou, no dia 12/11, um evento especial para o batismo de 105 presas. O batismo coletivo foi um dos maiores já registrados em um presídio feminino.
Realizado pela Igreja Comunidade Evangélica Restaurar, o evento contou com a participação dos pastores Delton e Renata, que fundaram a instituição religiosa em 2009, na cidade de Bauru. Foram batizadas presas do regime fechado, que ficam nos pavilhões habitacionais intramuros, e presas do regime semiaberto, que habitam a Ala de Progressão, do lado externo da muralha.
Na oportunidade, esteve presente a cantora Elaine Martins, um dos maiores nomes da música gospel, que interpretou louvores. Suas canções somam dezenas de milhões de visualizações nas plataformas digitais, como “Volte a Sonhar” (260 milhões), “Santificação” (120 milhões), “Sei é Bem Assim” (90 milhões), entre outras.
As reeducandas foram batizadas nas águas, uma a uma, conduzidas pela pastora Renata e pelo grupo de mulheres do Projeto “Pérolas” da Restaurar, vivenciando momentos de emoção, fé e espiritualidade. A interação de Elaine Martins com as sentenciadas, que acompanhavam o evento de suas celas, gerou momentos de profunda comoção.
Em uma rede social, a pastora exaltou o batismo realizado no estabelecimento penal: “Não tenho palavras para descrever tudo que vivi aqui [na penitenciária], o poder do Espírito Santo invadiu cada lugar e cada mulher. O Senhor escolhe os improváveis e muda histórias. Essa é a nossa missão, restaurar vidas para Cristo.”
“Mente transformada”
Uma das custodiadas que passou pelo batismo nas águas declarou: “eu creio que fui escolhida pois estava com minha alma doente. Recebi a unção do Espírito Santo com esse batismo e minha vida voltou de forma abundante. Uma mente nova é uma mente transformada.”
A Igreja Comunidade Evangélica Restaurar presta assistência religiosa às reeducandas da Penitenciária Feminina de Pirajuí desde 2018.