SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Atividades focadas na saúde mental são oferecidas a servidores da Capital e Grande São Paulo 

Ações nas Unidades Prisionais reforçam o compromisso da importância da harmonia entre mente e o corpo

19/02/2025
Foto ilustrativa

Policiais penais do CDP Osasco II tiveram o privilégio de participarem de palestra alusiva ao Janeiro Branco

Ver mais fotos >

Sonia Pestana - Coremetro

Equilíbrio entre o corpo e a mente é fundamental para uma vida saudável. Com esse objetivo, as Unidades Prisionais da Coordenadoria de Execução Penal da Região Metropolitana de São Paulo promoveram a campanha Janeiro Branco junto aos Policiais Penais. As ações contaram com o apoio da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

O Complexo Penal de Osasco, envolvendo os Centros de Detenção Provisória (CDPs) I “ASP Ederson Vieira de Jesus” e II “ASP Vanda Rita Brito do Rego”, proporcionou palestras sobre cuidados com a vida com a presença das psicólogas Priscila Araújo, Maria Expedita e Kely Matheus. Já o Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São Miguel Paulista incentivou o cuidado com a saúde mental por meio de um mural informativo. Em paralelo, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da unidade elaborou mensagens com as 10 atitudes mais importantes no cotidiano de cada pessoa.

Com o objetivo de criar um espaço de reflexão e aprendizado sobre cuidados com a saúde mental, a Cipa do CDP de Diadema promoveu uma roda de conversa sobre o tema "Vamos Falar de Saúde Mental?". A ação foi conduzida pela Policial Penal Larissa Thais Fernandes Claro, graduada em psicologia.

A palestra abordou estratégias eficazes para a prevenção de doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade, depressão e transtorno do pânico. Durante o encontro, foram discutidas técnicas voltadas ao fortalecimento da resiliência emocional, ao equilíbrio das demandas cotidianas e à adoção de hábitos que promovam o bem-estar e a qualidade de vida.

O CDP de Santo André também aderiu à iniciativa. As atividades foram realizadas com aos servidores e reclusos. Os encontros trabalharam a conscientização a respeito da saúde mental com ações diárias de cuidados individuais e coletivos. 

Apoiaram as ações a Cipa e o núcleo de saúde da Unidade Prisional. Para o Chefe de Departamento, Paulo Batista, “as campanhas propostas durante o ano possibilitam aos servidores a integração e o aumento de conhecimento, assim como, a reflexão e os cuidados com a saúde de todos”.

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}