Caio Daniel - CRN
No dia último dia 20 de dezembro, as internas do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Araraquara trocaram os habituais uniformes e sapatos da cor ocre por elegantes vestidos e sandálias. Foi uma ocasião marcada por “grande expectativa”, como descreveu uma candidata do concurso de beleza “Fashion Diamonds”, promovido pela direção da unidade prisional.
A ação teve como objetivo valorizar a autoestima e o autoconhecimento das reeducandas, e contou com o empenho das internas, funcionários do CRF e de instituições parceiras para a organização e o sucesso do evento. “Foi uma semana intensa de preparação, com o intuito de repaginar e direcionar as mulheres privadas de liberdade, oferecendo uma nova perspectiva de vida”, destacou a diretora do estabelecimento penal, Edna Sizuka Takahama.
Foram eleitas a Miss Primavera, a Miss Simpatia e a Miss Plus Size, que relataram entusiasmo momentos antes de entrarem na passarela. “Foi uma oportunidade de enxergar a beleza interna e externa que existe em nós”, compartilhou uma das reeducandas.
A iniciativa também teve como propósito resgatar valores essenciais como dignidade, humildade, respeito e responsabilidade, proporcionando às participantes uma experiência de reflexão sobre seu potencial. A atividade reflete o compromisso da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) em promover a reintegração social das apenadas à sociedade, incentivando o desenvolvimento pessoal e a busca por novas oportunidades.