Joelma dos Santos - CDPF de Franco da Rocha
Está em andamento, no Centro de Detenção Provisória Feminino de Franco da Rocha, do Complexo Penal II da cidade, o projeto intitulado “Cuidando de quem cuida”. A iniciativa, elaborada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da unidade, tem como objetivo promover rodas de conversa com servidores, especialmente em contextos de instabilidade, mudanças organizacionais e sobrecarga emocional. Seu principal propósito é oferecer escuta qualificada, acolhimento emocional e um espaço seguro para expressão dos desafios que são inerentes à profissão.
Em julho, a ação teve como foco o acolhimento psicossocial das servidoras da unidade, que puderam compartilhar seus anseios e expectativas em relação ao exercício de suas funções.
A atividade contou com 61 participantes e consistiu em uma roda de conversa mediada pela psicóloga Aline Noblat, profissional vinculada ao serviço voluntário da Igreja Batista. A ação teve o apoio da chefia local, da equipe de saúde e da Cipa.
Para a Cipa, ações dessa natureza exercem papel fundamental na preservação da saúde mental dos servidores. O cuidado com esses profissionais, enquanto agentes essenciais na garantia do funcionamento seguro, ético e humanizado da rotina carcerária, constitui um eixo estratégico para a manutenção do clima organizacional e para a prevenção de adoecimentos psicossociais no ambiente de trabalho.
A Comissão, que atua em consonância com as diretrizes da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário destacou, ainda, que a participação ativa de servidores demonstra a importância prática e simbólica deste tipo de intervenção, reafirmando o bem-estar coletivo e o alinhamento às diretrizes de promoção à saúde no serviço público.
Servidores participam do projeto "Cuidando de Quem Cuida"
Lembrança entregue no término da participação do projeto