SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Polícia Penal inaugura CAEF em Bragança Paulista para ampliar atendimento a pessoas egressas e familiares

Unidade de Atendimento passa a oferecer serviços específicos voltados à pessoa egressa do sistema prisional e familiares

29/08/2025
Foto ilustrativa

Inauguração da Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) de Bragança Paulista

Augusto Biason - CRSC

A Polícia Penal do Estado de São Paulo inaugurou na última quarta-feira (25), a Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família (CAEF) de Bragança Paulista. A cerimônia foi realizada no Polo UAB, no Jardim São Lourenço e contou com a presença de representantes da Secretaria da Administração Penitenciária, da Prefeitura Municipal, do Poder Judiciário e de instituições da sociedade civil.

A nova unidade está localizada na Travessa Silva Pinto 180, na Vila Mota, seu funcionamento será junto da Central de Penas e Medidas Alternativas, já em operação desde 2001 no município. A CAEF amplia os serviços oferecidos pela Unidade de Atendimento de Reintegração Social local. Além do acompanhamento de pessoas em alternativas penais, o espaço passa a prestar apoio a pessoas egressas do sistema prisional e aos familiares, com foco na reconstrução de vínculos, acesso a direitos e retomada da vida pós-cárcere.

Durante a solenidade, a Coordenadora Carolina Passos Branquinho Maracajá ressaltou que a entrega da unidade representa a aplicação prática da lei e do princípio da dignidade da pessoa humana. “Isso é aplicar a lei, partir do princípio da dignidade humana, é cumprir a função ressocializadora da pena, é entender a reintegração social como dever do Estado, da coletividade e da sociedade. É dar a oportunidade de um recomeço”, destacou. “Que essa unidade seja uma ponte entre o ontem e o amanhã”, completou a Coordenadora.

Em seguida, a Vice-Prefeita Gislene Bueno destacou a importância de iniciativas voltadas à inclusão social. “Temos um olhar atento para o social, para que possamos atender essas pessoas que estão à margem, para que possam ser inseridas na sociedade novamente. Importante dar a elas uma oportunidade de emprego, de estudo, de uma vida melhor”, afirmou.

Para o Secretário Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Marcos Roberto, o trabalho da CAEF será essencial para combater o estigma enfrentado pelas pessoas egressas. “Muitas vezes a pessoa que ficou presa carrega estigmas. É preciso dar a oportunidade para se reinserirem na sociedade novamente. O trabalho que a CAEF iniciará terá um olhar diferenciado para essas famílias, vai apoiar e não criticar. Pessoa já cumpriu a pena e tem o direito de se reintegrar”, disse.

Estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades, entre elas a Vice-Prefeita de Bragança Paulista, Gislene Bueno, o Coordenador-Geral de Execução Penal da Polícia Penal, Vanderlei César de Assis, a Coordenadora de Reintegração Social e Cidadania, Carolina Passos Branquinho Maracajá, o Secretário Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, Marcos Roberto dos Santos, o Presidente do Conselho Penitenciário do Estado de São Paulo, Leandro Lanzellotti, e o Presidente da OAB de Bragança Paulista, Gustavo Risi.

O serviço integra o Programa de Atenção à Pessoa Egressa e Família, criado em 2003, que já realizou mais de 1,8 milhão de atendimentos no estado. O programa oferece orientação social e jurídica, apoio à qualificação profissional e incentivo à geração de renda, buscando promover autonomia e reduzir as chances de reincidência.

Com a inauguração da unidade de Bragança Paulista, o estado de São Paulo passa a contar com 64 CAEFs e 97 CPMAs em funcionamento. A ampliação da rede reforça o compromisso da Polícia Penal com a política de reintegração social, desenvolvida em articulação com o Governo do Estado, o Judiciário, prefeituras e a sociedade civil.

Serviço:

Central de Atenção à Pessoa Egressa e Família – Unidade de Atendimento de Reintegração Social de Bragança Paulista
Endereço: Travessa Silva Pinto, 180 – Vila Mota – Bragança Paulista/SP
Telefone: (11) 4033-6432
E-mail: caefbragancapaulista@sp.gov.br
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h

 

Autoridades descerram a placa de inauguração

A coordenadora da Reintegração Social Carolina Maracajá, durante a solenidade

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Topo e base
Complementary Content
${loading}