Samuel Bruni - CEPRCENTRAL
A Universal nos Presídios lançou um curso inovador com o objetivo de capacitar mulheres privadas de liberdade na Penitenciária Feminina de Votorantim, sob a gestão da dirigente Joseane Maria Santos Leite Teixeira. A proposta oferece ferramentas essenciais para que, ao deixarem o estabelecimento penal, essas mulheres possam empreender de maneira legal, ética e sustentável.
A iniciativa busca não apenas reduzir a reincidência criminal, mas também promover a reintegração social por meio do trabalho e da geração de renda. Essa ação conta com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e da Polícia Penal que, ao contribuírem diretamente para a formação das reeducandas.
A parceria demonstra o compromisso da SAP com a ressocialização e com a valorização do ser humano, mesmo diante de contextos desafiadores. A UNP acredita firmemente na capacidade de transformação das pessoas e, por meio deste curso, reforça que é possível recomeçar. A proposta é mostrar para as participantes que, ao absorverem conhecimento, podem mudar de vida, colocando a teoria em prática.
Com carga horária de 24 horas, o curso é realizado ao longo de seis dias, com encontros de quatro horas que mesclam teoria e dinâmicas em grupo. A programação aborda temas essenciais ao empreendedorismo, como identificação de oportunidades, plano de negócios, marketing, gestão financeira e desenvolvimento de habilidades comportamentais. Mais do que ensinar técnicas de gestão, a proposta é promover reinserção e empoderamento, oferecendo às participantes a chance de reconstruir suas vidas, se afastar do crime e construir uma trajetória sustentável de geração de renda.
O curso desenvolvido na unidade tem carga horária de 24 horas
Atividade ocorreu em Votorantim e tem o apoio da SAP e da UNP