Caio Daniel e Renato Venturini - CEPRNOROESTE
Uma parceria entre a Penitenciária I do Complexo Penal de Cerqueira César, a Prefeitura Municipal e o Santuário de Santa Terezinha do Menino Jesus possibilitou que sentenciados participassem da revitalização da praça central da cidade, por meio da doação de mudas de rosas produzidas no estabelecimento penal.
A iniciativa, que une fé e solidariedade, integrou as celebrações em homenagem a Santa Terezinha, padroeira de Cerqueira César, e à tradicional Missa da Bênção das Rosas, realizada em 30 de setembro. O plantio das 150 mudas ocorreu no dia seguinte, 1º de outubro, data dedicada à Santa Patrona, com a participação dos fiéis presentes.
O projeto integra as ações de reintegração social promovidas pela Polícia Penal do Estado de São Paulo (PPESP), vinculada à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), e tem como objetivo proporcionar oportunidades de trabalho e aprendizado aos reeducandos, favorecendo sua reinserção na sociedade. Além de adquirirem uma nova profissão, os participantes recebem remuneração e têm direito à remição de pena — a cada três dias trabalhados, um é descontado da condenação.
Para Carlos Eduardo Zanluchi, chefe de Departamento do Complexo Penal de Cerqueira César, atividades como essa “oferecem aos presos ocupação produtiva e educativa. Além de contribuírem para o meio ambiente e para a cidade, preparam os detentos para uma vida futura mais qualificada e responsável”.