SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Do cárcere ao conhecimento: a educação como porta de saída

Duas novas salas de leitura são inauguradas em presídios da região Oeste

07/07/2025
Foto ilustrativa

Sala da Liberdade da Penitenciária de Dracena

Ver mais fotos >

Vivaine Henriques - CEPROESTE

As Penitenciárias de Dracena e de Lucélia, subordinadas à Coordenadoria de Execução Penal da Região Oeste (CEPROESTE) da Polícia Penal, receberam duas novas salas de leitura destinadas às pessoas privadas de liberdade. As inaugurações aconteceram nos dias 25 e 26 de junho. Chamadas de “Salas da Liberdade”, os espaços multiusos proporcionam um ambiente para ações educativas de reintegração social da população carcerária.

Trata-se de um projeto da SAP, em parceria com a Fundação "Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel" (FUNAP). O objetivo é proporcionar aos reeducandos acesso a práticas educativas e culturais, utilizando o livro como ferramenta de inclusão social e estímulo ao pensamento crítico. 

A FUNAP somou, com essas inaugurações, a 61ª e a 62ª Salas da Liberdade instaladas, avançando em direção à meta de alcançar 100 até o final de 2026.

Educação e conhecimento

“Nosso sentimento é de gratidão pelo resultado dos esforços de todos os envolvidos para que chegássemos até aqui. Destaco aos senhores reeducandos que, este projeto, é mais uma ação direcionada à transformação de suas vidas. Não vejo melhor maneira para que isso ocorra, senão por meio da Educação”, disse o Diretor de Atendimento e Promoção Humana da Funap, Alexandre Rodrigues Cabrera.

O Chefe de Departamento da Penitenciária de Dracena, Athaíde Nunes Dias, considera uma grande conquista a inauguração da Sala da Liberdade. "É mais um projeto que vem agregar ações de reintegração direcionadas aos privados de liberdade deste estabelecimento prisional, que está sendo viabilizado por meio desta parceria com a Funap”, considera.

O mesmo pensamento foi compartilhado pelo Chefe de Departamento da Penitenciária de Lucélia, Marcos Antonio Hipólito. “Temos sempre que reconhecer o trabalho dos professores no preparo desses reeducandos, para que sejam estimulados a procurar oportunidades de novos conhecimentos e uma das formas de alcançá-los, é por meio do livro. Espero que os senhores aproveitem esse espaço”, afirmou.

O representante da Divisão Regional de Formação Educacional, Trabalho e Capacitação Profissional (DRFETCP) da CEPROESTE, Rodrigo Figueirinha também enalteceu a união de esforços para que a sala fosse inaugurada. “Todos disseram o seu sim para que isso acontecesse hoje. Esperamos que esse mesmo sim venha dos senhores, aproveitem o espaço e agreguem novos conhecimentos que possam mudar suas vidas. O estudo é essencial para que possamos progredir”, comentou.
A leitura transcende

O hábito da leitura proporciona vários benefícios para quem o desenvolve. Um deles, é o de superar a si mesmo, segundo o privado de liberdade que vamos chamar de “José” e que cumpre pena na Unidade Prisional de Dracena.

“Quem não lê vive uma vida. Quem lê, vive várias vidas”, declarou ele para os presentes na solenidade. “José” tem 64 anos e conta que sempre gostou de ler, mas depois que começou a cumprir sua pena tornou a prática mais frequente.

“Leio de dois a três livros por semana. Isso acaba chamando a atenção de meus colegas, que acabam se interessando. Com isso, discutimos as ideias e a escrita também”, finaliza o reeducando.

As Salas da Liberdade

As salas de leitura são equipadas com estantes, carrinhos para livros, mesas e cadeiras, criando um espaço multifuncional voltado para a leitura, cursos profissionalizantes, palestras e outras atividades educacionais. Essa estrutura proporciona novas oportunidades para os reeducandos, incentivando o aprendizado contínuo e contribuindo para um futuro digno e produtivo por meio da educação.

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}