SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Encontro Regional discute campanha de prevenção ao suicídio

Valparaíso sediou evento com mais de 70 servidores da Polícia Penal

09/10/2025
Foto ilustrativa

Campanha Setembro Amarelo reuniu servidores da CEPROESTE em evento regional

Ver mais fotos >

Vivaine Henriques - CEPROESTE

 Setenta e dois servidores das 36 Unidades Prisionais subordinadas à Coordenadoria de Execução Penal da Região Oeste participaram, no dia 17 de setembro, em Valparaíso, do Encontro Regional da Campanha de Prevenção ao Suicídio - Setembro Amarelo.
 
O evento é iniciativa da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário da Polícia Penal do Estado de São Paulo e foi organizado pelo Serviço Regional de Qualidade de Vida e Saúde do Agente Público.

O objetivo foi alinhar ações para a campanha Setembro Amarelo, que promove conscientização dedicada à prevenção ao suicídio, com o intuito de quebrar tabus, reduzir estigmas e incentivar a busca por ajuda de pessoas em sofrimento emocional.

Uma das atividades da programação foi o workshop: "Cuidando de quem Cuida: Perdão, Identidade e Propósito", ministrado pela enfermeira Maria Alcione Rodrigues Sanches de Souza, que proporcionou aos servidores ferramentas práticas sobre como manter o cuidado emocional diário, enfatizando a importância de dar atenção à saúde mental e à qualidade de vida.

A ação explorou temas como perdão, identidade e propósito de vida, fundamentais para promover o bem-estar no ambiente profissional e pessoal.

Foi realizada, ainda, a dinâmica "A Árvore da Vida", quando os servidores foram convidados a participar de uma atividade coletiva e tiveram que construir uma árvore, simbolizando aspectos significativos de suas vidas profissionais e pessoais. Essa reflexão coletiva foi uma oportunidade para fortalecer a busca por perdão, reconhecimento da identidade e propósito de vida.

Para a Chefe de Serviço Regional, Fabiana Minzoni Rocha, o encontro regional foi um sucesso, promovendo um espaço de reflexão e aprendizado sobre a importância da saúde emocional e do autocuidado. De acordo com ela, a continuidade das ações nas Unidades Prisionais é essencial para garantir que a conscientização sobre o suicídio e a saúde mental se mantenham presentes no dia a dia dos servidores, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Topo e base
Complementary Content
${loading}