Alexandre Cairo - CSSP
Durante o mês de outubro, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) I de Franco da Rocha desenvolveu uma campanha focada na saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa, mês que destaca a prevenção e conscientização do câncer de mama. O HCTP que pertence à Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP).
O evento foi realizado na ala feminina e contou com palestras e ações educacionais e culturais, como design de cabelo, maquiagem, manicure e estética de cílios para as pacientes. Esses atendimentos e o todo autocuidado contaram com o apoio de uma equipe especializada de visitantes da Igreja Mundial do Poder de Deus.
Outras atividades foram desenvolvidas para a promoção da interação entre as pacientes, como por exemplo uma apresentação musical com a temática pop-rock desenvolvida pelo professor e músico Ricardo Alexandre Martins. Martins é docente da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc). Houve, ainda a atuação do grupo musical “Sob Medida” composto por pacientes do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) II de Franco da Rocha.
Todas as ações destacaram a importância da formação do cidadão consciente e autônomo na busca da reinserção psicossocial.
O evento também contou com uma dinâmica de acolhimento entre as pessoas que convivem naquele estabelecimento com explicações sobre a importância do autoexame e cuidados na prevenção do câncer de mama. Houve também uma palestra com um nutricionista, que fez alguns alertas sobre os riscos de uma alimentação com alto consumo de ultraprocessados.
No final da ação, uma professora da rede estadual de educação da cidade de Osasco fez um relato sobre o diagnóstico, tratamento e superação do câncer por meio de uma dinâmica interativa com as pacientes. Durante o período da campanha Outubro Rosa, 266 atendimentos foram realizados no HCTP I.