Tatiane Horie - CEPRNORTE
O Centro de Ressocialização Feminino de São José do Rio Preto realizou, em 12 de agosto, a 8ª edição da Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, com o tema central “Empoderamento Feminino”. A iniciativa buscou promover os direitos das reeducandas e o fortalecer o processo de reinserção social por meio da valorização da dignidade humana e da construção de novos caminhos.
A programação contou com uma série de atividades voltadas à formação e ao bem-estar das mulheres em cumprimento de pena, incluindo palestras educativas, atendimentos nas áreas da saúde e jurídica, rodas de conversas, apresentações culturais, desfile de moda e exposição de trabalhos manuais produzidos pelas próprias internas.
O tema Empoderamento Feminino foi escolhido para reforçar o papel da mulher como protagonista de sua trajetória, mesmo em contextos de vulnerabilidade. A Jornada proporcionou um espaço de escuta, respeito e acolhimento, incentivando a autoestima, a autonomia e o preparo com oportunidades reais para o reingresso no mercado de trabalho e na vida em liberdade. “Sobre o tema empoderamento, posso acreditar mais em mim e, quando estiver egressa, serei mais confiante”, destacou a reeducanda V.L.B.
O evento foi uma ação conjunta da Polícia Penal do Estado de São Paulo, em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária, por meio da Coordenadoria de Execução Penal da Região Norte, da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania e do Complexo Penal de São José do Rio Preto.
Segundo o Chefe de Divisão Flavio Vian, a Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda se consolida como uma importante ferramenta de inclusão e transformação social, promovendo cidadania, autoestima e perspectivas reais de mudança de vida para as mulheres em privação de liberdade.
O evento reuniu representantes de instituições públicas e privadas, além de profissionais das áreas social, jurídica e da saúde.