Vivaine Henriques - Croeste
O Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de São José do Rio Preto implantou o projeto “Oficina Linhas Autobiográficas” para estimular a reflexão em reclusos da unidade. O objetivo é de discutir temas a respeito de liberdade, autoestima, família, entre outros, como forma de desenvolverem análise crítica de si mesmos.
De acordo com a diretora da Reintegração Social da unidade, Suzimara Ramos, a criação da possibilidade de produção de textos inspira uma nova história a partir de vivências e reflexão do material trabalhado.
A ação promove registro da história de vida das pessoas privadas de liberdade a partir da construção de suas próprias narrativas. A intenção é que cada indivíduo possa produzir suas linhas autobiográficas, sua própria história acerca de si, através de oficinas de leitura e escrita, que conta com o apoio de textos literários, poemas e poesias selecionados.
“Isso gera uma transformação social, levando o recluso a ser sujeito da sua história”, avalia Ramos. As atividades acontecem desde outubro último, a cada quinze dias, e são acompanhadas pela agente técnico de Assistência à Saúde e Psicologia, Cinthya Fernanda de Oliveira Garcia. Novas turmas estão previstas para serem formadas em virtude do aumento na procura da população carcerária.
Reeducandos se reúnem a cada quinze dias para participarem das atividades