SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Pacientes do HCTP I de Franco da Rocha são atendidos no programa “Saúde Bucal”

Projeto da unidade completou cinco anos em março e já entregou 16 próteses dentárias

30/04/2025
Foto ilustrativa

Cirurgiões Dentistas

Ver mais fotos >

Cilene F. Sant'Ana - Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário - CSSP 

Pelo quinto ano consecutivo, o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico “ Prof. André Teixeira Lima”  I de Franco da Rocha promove ações educativas e preventivas sobre saúde bucal para pacientes. Em março, mês que se comemora o Dia Mundial da Saúde Bucal, o HCTP I realizou diversas atividades voltadas ao tema. O projeto, iniciado em 2020, foi idealizado pelo Chefe do Departamento, Luiz Henrique Negrão, pela Chefe de Seção Sandra Rodrigues de Selis e a Chefe de Serviço de Assistência à Saúde, Silvia Regina Cartolari.

Segundo os idealizadores, o projeto surgiu a partir da observação do comportamento dos pacientes, em especial aqueles com longa permanência no hospital, onde se notava uma desvalorização do autocuidado, além da redução do fluxo e volume salivar, resultado da utilização constante de psicofármacos e, em alguns casos, o comprometimento da coordenação motora, interferindo na mastigação e digestão dos alimentos.

Como forma de reduzir esses danos, a equipe do HCTP I passou a realizar, anualmente, orientações sobre cuidados bucais e higiene oral, escovação supervisionada, exames de prevenção de câncer de boca e indicação de pacientes para prótese dentária.

Neste ano, o projeto contou com a colaboração de seis cirurgiões dentistas e duas auxiliares, além da própria equipe do hospital. Ocorrida entre os dias 22 e 28/03, as atividades contaram com 98,6% de adesão dos pacientes.

Também foram realizadas orientações sobre a realização do autoexame bucal, revelação de placa bacteriana e aplicação tópica de flúor. Para a equipe do HCTP I, a realização dessas atividades promovem mudanças de hábitos entre os pacientes e contribui para detecção precoce de doenças bucais.

As próteses entregues foram fabricadas no laboratório do próprio hospital pelos cirurgiões dentistas Genivaldo Cavalcante e Letícia Giacomin. Ao final da ação foram entregues 16 próteses parciais removíveis provisórias a pacientes com perdas dentárias significativas.

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Complementary Content
${loading}