SP.Gov.br
sp.gov.br
Z6_086423G03HEOD06UNBALOOF480
Z7_086423G031VND06HUH8EAFKRO4

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEK43

Z7_086423G03HEOD06UNBALOOF483

Polícia Penal promove 1° Workshop de Intervenção

O evento reuniu Policiais Penais integrantes dos canis e dos Grupos de Intervenção Rápida de todo o Estado

16/09/2025
Foto ilustrativa

O Diretor-Geral, Rodrigo Santos Andrade, ministrou uma aula no Workshop de Intervenção

Janio Soares - Ascom da Polícia Penal

A Polícia Penal do Estado de São Paulo realizou, entre os dias 2 e 4 deste mês, o 1º Workshop de Intervenção Tática e Operação com Cães, no auditório da Coordenadoria de Ensino, Cultura e Pesquisa.

O objetivo do encontro foi capacitar profissionais das forças de segurança pública no gerenciamento de incidentes e crises, integrando conhecimentos doutrinários e práticos sobre resposta operacional, atuação estratégica e emprego tático de efetivo canino, com ênfase na atuação dos Grupos de Intervenção Rápida (GIR) e na cooperação entre unidades da Polícia Penal e demais forças policiais.

Durante os três dias de workshop, foram realizadas palestras com autoridades e especialistas em operações táticas, entre eles comandantes da Polícia Militar e da Polícia Penal. Também houve durante os dias do evento uma sala com exposição do trabalho do GIR-4, que atua na Região Metropolitana de São Paulo.

Experiências

Houve no primeiro dia uma cerimônia de abertura com a presença de autoridades da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e da Polícia Penal. O Coordenador-Geral de Execução Penal, Vanderlei César de Assis, relatou a sua participação nos primeiros trabalhos de intervenção, que desde os primórdios já fazia o uso de cães, que culminou na criação do Grupo de Intervenção Rápida anos depois.

Na abertura, Rodrigo Santos Andrade, Diretor-Geral da Polícia Penal, ressaltou que desejava há muito tempo realizar um Workshop voltado para a Intervenção Tática e trabalho com cães. O coronel Marcello Streifinger, Secretário da SAP, ressaltou a importância de comando centralizado no trabalho de intervenção, exemplificando com a descrição de algumas experiências de repercussão quando atuava no 3° Batalhão de Choque.

Ao longo do workshop, ministraram aulas e palestras os comandantes regionais do GIR, oficiais da Polícia Militar, Policiais Penais, chefes de operações com cães, chefes de complexos penais e o Diretor-Geral da Polícia Penal, Rodrigo Santos Andrade.

 

O GIR - 4 realizou exposição durante os três dias do Workshop

Z7_086423G03HCID069E7GVRHEBA0
Topo e base
Complementary Content
${loading}