Vivaine Henriques - Croeste
O projeto “Calendário da Vida – Soul Feminina” desenvolvido pelo Poder Judiciário da Comarca de Adamantina e aplicado na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, iniciou sua terceira edição na unidade.
Neste ano, a ação foi trabalhada em parceria com professores da Escola Vinculadora, com a participação de alunas da Educação Formal. Foi adotada a cartilha “Soul Feminina” com atividades em sala de aula e outros recursos empregados pelos educadores para trabalhar a reflexão da identidade pessoal e profissional da mulher.
De acordo com a Diretora Técnica do presídio, Adriana Alkmin Pereira Domingues, o objetivo é de viabilizar a criação de um campo que habilita a mulher a ser proativa e aprender a organizar seu universo de possibilidades, com conhecimento acerca do gênero, com rompimento com culturas de discriminação e de preconceitos.
O “Calendário da Vida” foi idealizado pela Juíza de Direito da Comarca de Adamantina, Dra. Ruth Duarte Menegatti e a psicoeducadora Denise Alves Freire.
Na etapa final do projeto, as reeducandas participaram do concurso de frases e desenhos que serão estampados no calendário de 2025. Concorreram na categoria de desenho 52 alunas e na categoria de frases, foram 60. Para a premiação, foram selecionados 12 desenhos e 12 frases.
As vencedoras do concurso foram premiadas durante a cerimônia da 7ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda, no dia 12 de novembro.