Caio Daniel – CRN
Tradicional ação de final de ano entre funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a doação de alimentos e brinquedos a entidades beneficentes reflete o compromisso e o bem-estar coletivo, uma iniciativa que demonstra a preocupação com o próximo. Nesta época, as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas) dos estabelecimentos penais se mobilizam para realizar gestos de solidariedade, reforçando a importância da responsabilidade social e da dignidade humana.
Em Bauru, o Centro de Progressão Penitenciária III “Prof. Noé Azevedo” realizou, no início de dezembro de 2024, uma campanha de arrecadação de caixinhas de leite. A ação fez parte da Caminhada Solidária Ecológica, que teve como objetivo incentivar a prática do exercício físico, além de proporcionar aos participantes a oportunidade de aprender mais sobre a história da unidade prisional, uma vez que a atividade aconteceu ao redor do presídio.
A caminhada, associada à ação social, arrecadou 74 litros de leite, que foram doados à Casa da Criança, instituição que oferece apoio a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em Bauru.
Já em Álvaro de Carvalho, a Secretaria de Assistência Social recebeu brinquedos dos funcionários do Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade. Os presentes foram direcionados às crianças atendidas pela psicóloga municipal.
Sipat: “Trabalho e Saúde”
Além da caminhada, a Sipat do CPP III de Bauru contou com apresentação musical com voz e violão e com palestras focadas no bem-estar no ambiente profissional.
Para a presidente da Cipa, Stela Maria Borges Cristoni, o evento foi um momento muito importante de interação entre o corpo funcional e o tema “Trabalho e Saúde” reforçou a importância da qualidade de vida do trabalhador do sistema prisional. “Encerrar as atividades com a caminhada proporcionou a valorização da atividade física e da convivência entre os funcionários”, disse.
Segundo o Diretor do CPP III, João André Collela, a Sipat é um momento crucial para conscientizar os servidores sobre a importância da saúde e segurança no local de trabalho, além de promover atividade física e de praticar o bem por meio das arrecadações. “A iniciativa da caminhada permitiu aos integrantes da ação conhecer os detalhes na natureza ao longo do trajeto, que leva do prédio administrativo até o estábulo. Foi um momento de interação com o meio ambiente e de aprender um pouco sobre a história do estabelecimento penal”, finalizou.
Caixas de leite arrecadadas pelos funcionários do CPP III de Bauru foram doação à entidade beneficente