Reginaldo Arruda – CEPRMSP
No dia 15 de agosto, os Centros de Detenção Provisória (CDPs) de Osasco foram homenageados pela Associação Nacional dos Policiais Penais SP (Anppen) e a Câmara Municipal de Osasco. Representantes da da Polícia Penal, da Secretaria da Administração Penitenciária, marcaram presença.
As unidades têm 25 anos de existência e fazem parte da Coordenadoria de Execução Penal da Região Metropolitana de São Paulo (CEPRMSP), e da Polícia Penal de São Paulo. São elas: o Centro de Detenção Provisória (CDPs) I "ASP Ederson Vieira de Jesus" e o Centro de Detenção Provisória (CDP) II "ASP Vanda Rita Brito do Rego" do Complexo Penal de Osasco.
As duas unidades foram referência no modelo de construção modular da época, de forma pioneira no Estado de São Paulo, custodiaram presos provisórios. Os estabelecimentos penais contam com uma área construída de mais de 17 mil m². Contam, ainda, com setores de saúde, consultório odontológico, jurídico, parlatórios, lavanderia, cozinha industrial, sistema de monitoramento e salas de audiência física e virtual, espaços multifuncionais, além das áreas da educação e trabalhos administrativos.
Para o Chefe de Departamento do Complexo Penal de Osasco, Davi José Telli, celebrar os 25 anos dos CDPs é reconhecer o esforço diário dos servidores públicos com comprometimento e responsabilidade. “Juntos vêm garantindo a ordem, a custódia legal e o respeito à dignidade humana dentro do sistema prisional”, declarou.
De acordo com o Chefe de Divisão do CDP I de Osasco, Fábio Luís Montini, o estabelecimento mantém a disciplina, o trabalho em equipe e o respeito às normas todos os dias. Ele ressaltou, ainda, que o compromisso com a segurança, a legalidade e a dignidade dos custodiados permanece inabalável ao longo dos 25 anos.
Segundo o Chefe de Divisão do CDP II de Osasco, Fabiano José Carmelo Vieira, é motivo de satisfação integrar o quadro diretivo da unidade prisional. O dirigente destacou: “Os resultados alcançados não seriam possíveis sem a colaboração, dedicação dos Policiais Penais”, que desempenham e já desempenharam suas funções nesta Unidade.
Ainda esteve presente Vanderlei César de Assis, Coordenador Geral de Execução Penal da Polícia Penal. Na ocasião, ele também foi homenageado.